Comer com atenção faz toda a diferença. Saiba por quê!

Planeje seu envelhecimento como um projeto de vida
17 de julho de 2017
A Astrologia e os relacionamentos amorosos
19 de julho de 2017
Mostrar todos

Comer com atenção faz toda a diferença. Saiba por quê!

“Comer distraídos pode nos levar a devorar aquela lasanha deliciosa que só nossa vó sabe fazer, sem nem perceber! Assim, deixamos de aproveitar ao máximo o prazer que a comida oferece, como sabores e memórias. Descubra mais motivos pelos quais vale a pena comer com atenção e confira estratégias práticas para incluir esse hábito na vida de crianças e adultos!”

Você come com atenção? Quando perguntamos isso a um grupo de pessoas, são poucas, infelizmente, que respondem positivamente. Mas por quê? Existem diversos motivos que podem explicar nossa falta de atenção com o ato de comer. Um deles é a desvalorização da comida e do momento da refeição pela qual temos passado nos últimos anos.

Comer virou “perda de tempo” em meio a tantas outras obrigações do dia a dia. Outro fato que estimulou nosso hábito de comer sem atenção foi o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, como (chocolates, biscoitos, salgadinhos, etc.) e fast-foods (lanches e comidas rápidos).

Você já percebeu que a maior parte desses alimentos é formulada para ser consumida em qualquer lugar, de forma prática e até sem a necessidade de pratos, talheres e mesas? Por isso, é comum comer esses alimentos enquanto assistimos televisão ou na mesa de trabalho ou andando na rua.

“comer com atenção:
 é importante que este hábito comece em casa!”

Nós também passamos por isso e sabemos que muitas coisas não nos ajudam a comer com atenção, mas vale a pena fazer um esforço e reservar, sempre que possível, um tempo adequado para comer em ambientes tranquilos, sentado à mesa e sem fatores que tirem o foco da comida e do comer. E é importante que este hábito comece em casa, para que as crianças aprendam e gostem de comer com atenção desde cedo. Confira alguns motivos para melhorar esse hábito:

Refeições consumidas com calma favorecem a mastigação adequada, essencial para uma boa DIGESTÃO dos alimentos e para melhor aproveitarmos os nutrientes.

Os mecanismos biológicos que controlam nosso APETITE são complexos, dependem de vários estímulos e levam certo tempo até sinalizarem que já comemos o suficiente. Comer devagar e com atenção é uma boa maneira de controlar naturalmente o quanto comemos e de ajudar nosso corpo a “registrar” devidamente as calorias ingeridas, evitando o consumo excessivo, que pode gerar ganho de peso.

Comer sem pressa nos ajuda a desfrutar melhor os diferentes aromas, cores, texturas e sabores dos alimentos e preparações culinárias e a resgatar nossas memórias relacionadas a cada experiência dessas, percebendo melhor o PRAZER proporcionado pela comida. Comer é um dos maiores prazeres da vida, por isso aproveite cada refeição!

“Comer com atenção é tão importante que é o quinto passo dos “Dez Passos para uma Alimentação Adequada e Saudável” do novo Guia Alimentar para a População Brasileira publicado em 2014. Além de incentivar o hábito de comer com atenção, o quinto passo também incentiva as pessoas a comerem com regularidade, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia.”

Como colocar esse hábito em prática?                                      

Alguns passos que podem ajudar a família toda a comer com mais atenção e evitar que se coma de forma rápida e distraída. Confira:

1- Mastigue bem e devagar!

Quando mastigamos mais vezes os alimentos, naturalmente, aumentamos nossa concentração no ato de comer e prolongamos sua duração, além de sentirmos muito melhor o sabor do que estamos comendo. Mas nada de contar mastigadas! Tente repousar os talheres entre as garfadas e perceber a comida bem triturada antes de engolir.

2 – Escolha ambientes que favoreçam suas refeições.

Locais limpos, tranquilos e confortáveis ajudam na concentração durante o ato de comer, convidam a comer devagar e apreciar a comida.

3 – Coma na mesa:

É importante evitar comer na mesa de trabalho, em pé, andando ou dentro de carros e transportes públicos.

4 – Desconecte-se um pouco e evite distrações:

Mantenha os telefones celulares longe da mesa e os aparelhos de televisão desligados.

5 – Desfrute o que está comendo:

Observe cores, texturas, aromas e sabores e encare o ato de comer como um momento privilegiado de prazer, não como uma obrigação ou uma perda de tempo. Permita-se!

6 – Reavalie o uso do seu tempo:

Considere quais outras atividades poderiam ceder mais espaço para a sua alimentação.

7 – Prefira alimentos naturais e minimamente processados:

Como já citamos, os alimentos ultraprocessados são um convite para comer rápido e sem atenção.

8 – Conheça o Mindful Eating: 

É um conjunto de técnicas que ajudam a comer com atenção plena. Clique aqui para assistir um vídeo sobre o tema.

Em casa, os pais podem incentivar os pequenos (e os maiorzinhos também!) a comer na mesa, junto com a família, e estimular a atenção, usando a curiosidade da criança, com algumas perguntas como:

  • Qual a cor desse alimento?
  • Está cheiroso?
  • É crocante ou macio?
  • Qual sabor ele tem (doce, amargo, azedo…)?

Se sua família não têm o hábito de comer com atenção, saiba que é possível mudar, usando uma estratégia de cada vez! Para isso, é importante “ser o exemplo”, conversar com os filhos sobre a importância de tentar essas estratégias e negociar as mudanças aos poucos. Em pouco tempo, todos perceberão que vale a pena comer com atenção e isso se tornará automático e muito prazeroso! 

Dúvidas ou sugestões? Escreva para nós e acompanhe nossas próximas publicações na nCiclos: neusa@nbnutricao.com.br e bianca@nbnutricao.com.br. Até a próxima!

Leia também: A alimentação saudável começa no berço

Neusa Moura & Bianca Iuliano
Nutricionistas, formadas na USP, sócias e diretoras da NB Nutrição e Bem-estar, consultoria especializada em ações de educação nutricional em empresas e escolas, e responsáveis técnicas da iNutri, que realiza Programas de Educação Alimentar em escolas particulares.

“Pretendemos criar experiências e despertar a consciências das pessoas para a construção de uma boa relação com a comida, resgatando o valor da comida e do comer como fonte de prazer e saúde, em seu aspecto amplo: bem-estar físico, mental e social.”

Saiba mais sobre Neusa e Bianca

Neusa Moura & Bianca Iuliano
Neusa Moura & Bianca Iuliano
Nutricionistas, formadas na USP, sócias e diretoras da NB Nutrição e Bem-estar, consultoria especializada em ações de educação nutricional em empresas e escolas, e responsáveis técnicas da iNutri, que realiza Programas de Educação Alimentar em escolas particulares. “Pretendemos criar experiências e despertar a consciências das pessoas para a construção de uma boa relação com a comida, resgatando o valor da comida e do comer como fonte de prazer e saúde, em seu aspecto amplo: bem-estar físico, mental e social.” Saiba mais sobre Neusa e Bianca