Como ser mais produtivo e menos ocupado em 14 passos

Já pensou que você pode mudar seu próprio destino?
6 de julho de 2017
Nasceríamos mulheres todas as vezes que nos fosse dada a escolha
7 de julho de 2017
Mostrar todos

Como ser mais produtivo e menos ocupado em 14 passos

No texto de hoje falaremos um pouco sobre ser produtivo. Terminei de ler o livro Trabalhe 4 horas por semana: Fuja da rotina, fique onde quiser e fique rico, do autor Tim Ferriss, que promete ser um guia para um novo estilo de vida para quem quer trabalhar menos e viver mais.   Recomendo e muito e a leitura do livro.

 “Procure ser produtivo ao invés de ocupado”
Tim Ferriss.

Os conceitos que ele mais defende são o trabalho remoto, a automatização dos processos de trabalho e as mini aposentadorias (grandes períodos de viagem contemplativa ao longo da vida ao invés de esperar para o final).

Como eu falei no nosso primeiro artigo aqui, Planejamento, organização e autoconhecimento estão sempre na nossa pauta em busca de desenvolvimento pessoal e produtividade com propósito.

Por isso separei abaixo essas 14 dicas inspiradas nessa última leitura de livro. Para ser mais produtivo e menos ocupado.

1- Peça desculpas, não peça autorização

Use essa dica com bom senso. Mas é basicamente o “Vai lá e faz” quando você tem um projeto em mente. Ele diz que é mais fácil, caso dê algo errado, simplesmente pedir desculpas do que correr o risco de ter uma autorização negada. É preciso correr riscos para mostrar os resultados.

2- Seja eficiente apenas para o que é eficaz

Apesar dessas palavras parecerem sinônimos, existe uma diferença muito importante entre elas. Ser eficiente é “fazer certo as coisas” e ser eficaz é “fazer as coisas certas”. Por isso prefira fazer o que é eficaz ao invés de fazer coisas desimportantes de forma eficiente.

3- Elimine o que não dá retorno para ser mais produtivo

Isso vale para muita coisa. Ocupa tempo, espaço e energia na sua vida e não dá nenhum retorno? Elimine. Para analisar isso você pode usar a Lei de Pareto. Basicamente diz que em tudo o que fazemos, há sempre 20% das atividades que vai entregar 80% dos nossos resultados desejados. Procure e dê atenção a esses 20% na sua vida pessoal e profissional para ser mais produtivo.

4- Encurte os prazos para limitar as tarefas ao que é importante

Uma outra técnica bastante conhecida é a Lei de Parkinson, que diz que o trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização. Em vez de dar a si mesmo uma semana para concluir um projeto e acabar se perdendo em solicitações extras nesse meio tempo, divida ele em atividades menores, e defina vários prazos durante a semana para acabar com eles. Usando a restrição de tempo como sua aliada, você irá realmente criar mais liberdade para si mesmo, e não menos.

5- Tenha uma lista clara das prioridades do dia

O planejamento é fundamental. Como falamos, manter o foco nas coisas importantes do seu dia vai economizar tempo e energia. Isso deve refletir na sua lista de tarefas, crie um sistema visual para deixar claro quais são as suas prioridades do dia.

6- Não gaste atenção com informações irrelevantes e impraticáveis

Hoje vivemos com uma sobrecarga de informação. É preciso saber filtrar. Se são informações que não são importantes para o que você precisa ou que não é possível fazer nada a respeito delas, ignore.

7- Veja o e-mail apenas 2 vezes por dia

Aqui ele dá a sugestão de usar respostas automáticas para filtrar os e-mail e avisar as pessoas os dias e horários que você estará acessível para responder, incluindo um número de telefone para caso a questão for realmente urgente.

8- Faça atividades iguais, como pagar contas, de uma única vez

Isso diminui o tempo gasto em preparação. Pague todas as contas de uma só vez, tenha um horário estipulado para responder todos os e-mails recebidos ao longo de 24h, etc.

9- Limite o acesso ao seu tempo

Com o mundo altamente conectado, a facilidade de acesso comunicação tornou todo contato e assunto algo emergencial, aumentando as interrupções e solicitações. Mas não são de fato emergenciais. Se permita não precisar estar o tempo todo disponível e filtre os contatos.

10- Elimine coisas ineficientes, automatize e delegue

Elimine o que não funciona bem, automatize o que for possível (respostas, pagamentos, processos de venda,…) e terceirize o trabalho essencial que não pode ser automatizado, mas que você não precisa gastar seu tempo nele.

11- Desacelere

Aprecie mais ao invés de fazer mais. Permita se dar um tempo para um hobbie ou simplesmente caminhe sem pensamentos. O tempo de ócio é um importante momento para estimular a criatividade.

12- Use o tempo livre para aprender e servir

Por servir ele define que é causar impacto positivo no mundo. Seja das pessoas, dos animais ou no meio ambiente.Tenha uma causa, seja gentil, faça algo com propósito de transformação.

13- Separe o ambiente de trabalho do de descanso

Isso ajuda tanto na criatividade para o trabalho, quanto no controle para que você não acabe trabalhando sem limite.

14- Busque o “bom o bastante”, não a perfeição

A busca pela perfeição é um fator que aumenta muito a ansiedade e paralisa ao invés de motivar para a realização de fato. Não perca tempo com mil opções que não fazem diferença para o seu propósito. Busque o foco, objetividade e prática.

Espero que tenham gostado! Se tiverem mais alguma dica ou recomendação de livro deixe nos comentários. =)

Leia também: Como realizar seu planejamento pessoal em 5 passos universais

 

Daniele de Miranda & Tiago Amorim
Empreendedores criadores da Wish Planner – um negócio que tem como propósito ajudar as pessoas no alcance dos seus sonhos através do resgate da energia do papel.

“Compartilhar e enriquecer a jornada em busca da nossa melhor versão, por uma vida mais essencialista, criativa, produtiva, realizada e com propósito; apresentando metodologias e inspirações que possam ajudar as pessoas na busca dos seus objetivos.”

Saiba mais sobre Daniele e Tiago

Daniele de Miranda & Tiago Amorim
Daniele de Miranda & Tiago Amorim
Empreendedores criadores da Wish Planner – um negócio que tem como propósito ajudar as pessoas no alcance dos seus sonhos através do resgate da energia do papel. “Compartilhar e enriquecer a jornada em busca da nossa melhor versão, por uma vida mais essencialista, criativa, produtiva, realizada e com propósito; apresentando metodologias e inspirações que possam ajudar as pessoas na busca dos seus objetivos.” Saiba mais sobre Daniele e Tiago
//]]>