Envelhecimento: Faça as pazes com seu corpo

chuva
Crônica: Vagarosamente na chuva
25 de agosto de 2017
fotos antigas, memórias
Memórias da infância – O doce amargo de uma cocada!
29 de agosto de 2017
Mostrar todos

Envelhecimento: Faça as pazes com seu corpo

Não importa qual a sua idade,

com o envelhecimento o seu corpo está

se transformando por fora e por dentro

ano a ano, dia a dia.

Sabemos que durante os primeiros doze meses de um bebê as mudanças que se registram são prontamente visíveis. À medida que se desenrola esse primeiro ano, observamos uma transformação das características faciais e da psique, bem como dos hábitos alimentares e de sono. Igualmente notável é o desenvolvimento da comunicação e das habilidades de aprendizado.

As mudanças continuam a acontecer em grau menor ao longo de toda a nossa existência. Quando falamos dessas mudanças em pessoas jovens, nós a chamamos maturidade, mas quando a pessoa já atingiu a meia idade, o termo utilizado é envelhecimento.

Envelhecer pode adquirir uma carga negativa, na medida em que nos lembra que os anos estão pesando sobre nós. Sim, existem mudanças que ocorrem à proporção que ficamos mais velhos, mas tal transformação começou há muito tempo.

Ao invés de assumir uma atitude negativa diante do amadurecimento de seu corpo, você deve ficar orgulhoso de seu novo visual.

Neste texto, vou explicar as diferenças que você pode notar em seu corpo, tanto por fora como por dentro.

Que mudanças afetam minha aparência?

Nossa aparência física pode influir sobre a maneira como nos sentimos a respeito de nós mesmos. Ela está constantemente mudando, mas as mudanças na aparência vividas no envelhecimento, podem se converter numa fonte de frustração para algumas pessoas se elas as associarem a uma perda da atratividade e, por consequência, da autoestima. Felizmente, há muita coisa que se pode fazer para manter uma aparência remoçada.

MUDANÇAS DO CORPO

Na terceira idade, as pessoas tendem a adquirir gordura nas áreas onde ocorreu perda de músculos. Verifica-se um estreitamento nos ombros, braços, pescoço, pernas e rosto e um ganho de gordura nos quadris devido a uma redistribuição do tecido gorduroso.

Um decréscimo da estatura ocorre devido à diminuição dos ossos enfraquecidos na coluna e um afinamento da cartilagem entre as vértebras, e a má postura é resultante de uma curvatura dos ossos enfraquecidos da coluna vertebral.

MUDANÇAS DA PELE

A pele fica mais seca, e isso se deve ao fato de que menor quantidade de oxigênio e nutrientes que alcançam a pele a partir dos vasos capilares. A pele fica mais enrugada em decorrência da perda de elasticidade.

Verifica-se também uma perda de glândulas sudoríparas e uma renovação mais lenta das células lubrificantes. Devido à perda de gordura na camada inferior ela fica mais repuxada e também mais pálida em razão de uma perda generalizada de células de pigmentos na pele.

Manchas da idade – Tais manchas resultam de acumulo de certo pigmento de pele em áreas muito expostas ao sol, tais como o rosto e as mãos.

Vasos sanguíneos proeminentes – Os vasos sanguíneos se tornam mais evidentes devido ao afinamento da pele.

MUDANÇAS DO CABELO

A perda de pelos na cabeça, nos braços e na região pubiana ocorre devido à diminuição do numero e produtividade dos folículos capilares.

Os pelos do rosto podem se tornar mais espessos e crescer mais asperamente. Nas mulheres, isso se deve à redução do número de hormônios femininos (estrogênio) presentes. As mulheres passam a adquirir algumas características mais masculinas como, por exemplo, pelos mais ásperos no rosto, no nariz, nas orelhas e nas sobrancelhas. No sexo masculino, as mudanças que podem acontecer são perda de cabelos na cabeça, pelos mais grossos na barba, nas orelhas, no nariz etc.

Os cabelos ficam grisalhos devido à perda de células de pigmento no cabelo. E o cabelo seco é resultante de uma redução do número de glândulas lubrificantes no couro cabeludo.  

MUDANÇAS NA ESTRUTURA FACIAL

As áreas ossudas do rosto (nariz, ossos da face) parecem maiores devido à perda de gordura na camada inferior da pele. Um achatamento do nariz e um alongamento das orelhas ocorrem devido ao afinamento da cartilagem nessas áreas. As papeiras e a pele flácida do pescoço se formam devido à perda de elasticidade da pele e à perda de gordura na camada inferior da pele. 

MUDANÇAS DENTAIS

A perda de um ou mais dentes se deve à deterioração das gengivas, levando frequentemente a distúrbios periodontais (das gengivas). Todas essas mudanças ocorrem em proporções diferentes e em variados graus para as diversas pessoas. Você pode observar uma dessas mudanças aos 40 anos, outra bem depois dos 80.

Em que mais o envelhecimento pode
afetar minha aparência?
HEREDITARIEDADE

O efeito que o envelhecimento produz em nossa aparência se deve à hereditariedade. As características genéticas de seus pais são passadas a você e representam um papel importante na determinação de quando e em que extensão você experimentará mudanças em sua aparência com a idade.

ESTILO DE VIDA ATIVO/INATIVO

Um estilo de vida sedentário leva a um declínio adicional na capacidade e eficiência dos sistemas e aparelhos do corpo. Isto intensifica o processo de envelhecimento e, em consequência produz uma aparência mais acabada. Um estilo de vida ativo, entretanto, melhora a capacidade e a eficiência desses sistemas e pode retardar ou até reverter alguns dos efeitos do envelhecimento.

HÁBITOS ALIMENTARES

Sua aparência reflete como você nutre e alimenta seu corpo. Hábitos alimentares pobres privam seu corpo da nutrição que você necessita para manter seu corpo funcionando bem e irradiando saúde.

HÁBITOS DE BEBER, FUMAR E SOL SEM PROTEÇÃO ADEQUADA

Beber quantidades generosas de álcool regularmente é prejudicial ao organismo. Esse hábito é, em geral, acompanhado por práticas alimentares pobres e estados psicológicos, que conduzem a um declínio adicional na aparência.

O fumo não causa apenas um decréscimo na quantidade de oxigênio que atinge a pele e outras partes do corpo, mas provoca também o aparecimento de rugas e perda de elasticidade da pele.

Atribui-se ao sol a causa básica do aparecimento das rugas, mudanças de pigmentação e câncer de pele. A exposição continuada ao sol, ao vento e ao frio predispõe a uma pele seca.

HIGIENE PESSOAL

Conservar a pele, os cabelos e os dentes limpos e saudáveis é importante para a manutenção e o prolongamento de uma aparência juvenil. Negligenciar a higiene pessoal resulta numa aparência pouco atraente e causa danos ao organismo.

Posso melhorar e mudar tudo isso?
Claro que sim!

As sugestões que seguem podem colocá-lo em bom rumo para obter uma aparência mais remoçada e jovial. Você parecerá melhor e se sentir melhor!

ATIVIDADE FÍSICA

A prática regular de Atividade Física é extremamente valiosa para formar e manter uma aparência mais jovem.

Através do exercício regular, você pode:

  • Minimizar a perdas de estatura
  • Melhorar a postura
  • Aumentar a massa muscular
  • Controlar a formação de gorduras
  • Reduzir o enrugamento
  • Impedir o aparecimento das manchas de idade
  • Aumentar a energia
  • Aumentar a autoestima
  • Aumentar a autoconfiança
  • Reduzir o desgaste e a fadiga
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Seu corpo requer uma dieta nutritiva para poder funcionar de maneira adequada. Comer bem fornecerá os nutrientes que seu corpo necessita, evitando a aparência “desgastada” que resulta de uma dieta pouco saudável. (não se esqueça de tomar bastante água!) Uma provisão de cálcio adequada pode ajudar a prevenir a perda de estatura e a má postura.

HABITUE-SE A UMA BOA HIGIENE

Manter-se limpo e cuidar de seu corpo contribui significativamente para sua aparência e previne os danos ao corpo. A causa principal das perdas de dentes são as doenças da gengiva (periodontais), que podem ser prevenidas por meio de uma higiene adequada e visitas regulares ao dentista. Use escova de dente macia, fio dental diariamente e um creme dental adequado à base de flúor.

No banho, enxague-se bem quando se lavar com sabonete para evitar o ressecamento da pele.

Trate bem da sua pele: não use produtos adstringentes ou que contenham álcool.

Use protetor solar igual ou superior a fator 15.  Habitue-se a usar cremes hidratantes para que não haja o ressecamento de sua pele. Use sempre condicionador após o xampu para que os cabelos não fiquem quebradiços e fiquem hidratados.

PARE DE FUMAR E BEBER EM DEMASIA

O tabagismo excessivo e o alcoolismo demasiado prejudicam a pele. Parando agora, além de outros importantes benefícios a sua saúde, você se prevenirá contra estragos adicionais à sua pele.

TENHA SUFICIENTE REPOUSO E RELAXAMENTO

Sentir-se repousado e sem desgaste é uma forma de prevenir uma aparência cansada, desgastada ou tensa.

ESTADO EMOCIONAL

A maneira como você se sente no íntimo se manifesta exteriormente. Alguém que está feliz e confiante geralmente caminhará ereto, com sorriso e atitude amistosa, ao passo que alguém infeliz e deprimido estará desmotivado, debilitado, e isso tudo muda nosso estado exterior, ou seja, a nossa sua aparência.

ESTRESSE E FADIGA

O estresse e a fadiga também podem cobrar seu tributo à aparência, fazendo com que você pareça tenso, cansado e/ou esgotado.

E o mais importante…

Seja feliz, faça o que tem vontade, não guarde ressentimentos ou mágoas. Faça amigos novos e cuide dos antigos, faça caridades, doe-se, estude, programe viagens, mesmo que as mais curtas, ria e ame muito, tudo isso revigora a vida e a alma constantemente.  A TERCEIRA IDADE pode ser uma experiência maravilhosa e não ruim como você imagina.

Clique aqui para ler os outros textos de Cláudia Guastelli

Cláudia Guastelli
Graduada em Educação Física e pós-graduada, é especialista em atividade física e qualidade de vida para o Idoso. Diretora Executiva da Celebre, empresa especializada no desenvolvimento de programas de Qualidade de Vida e da Terceira Idade. É também Coach e autora de diversos artigos e livros.

“O envelhecimento deve ser visto como um novo ciclo, ele traz a percepção do nascer de outro horizonte. Só assim é possível positivar o envelhecimento e aproveitar tudo que este novo momento da vida tem para oferecer. ”

Saiba mais sobre Cláudia

Cláudia Guastelli
Cláudia Guastelli
Graduada em Educação Física e pós-graduada, é especialista em atividade física e qualidade de vida para o Idoso. Diretora Executiva da Celebre, empresa especializada no desenvolvimento de programas de Qualidade de Vida e da Terceira Idade. É também Coach e autora de diversos artigos e livros. “O envelhecimento deve ser visto como um novo ciclo, ele traz a percepção do nascer de outro horizonte. Só assim é possível positivar o envelhecimento e aproveitar tudo que este novo momento da vida tem para oferecer. ” Saiba mais sobre Cláudia
//]]>