Metas são sonhos com prazos definidos

O mundo da criança: vida intrauterina e nascimento
5 de fevereiro de 2018
Realizar
Toc-Toc. Quem bate? É o futuro, quer me realizar?
7 de fevereiro de 2018
Mostrar todos

Metas são sonhos com prazos definidos

“Metas são sonhos com prazos definidos.”  – Dana Scharf-Hunt

Todo início de ano estabelecemos metas: emagrecer 3 quilos, frequentar a academia, passar mais tempo com a família e amigos, cuidar de si.

Ao passar do tempo, estes pequenos sonhos são esquecidos até o início do próximo ano quando novamente tentamos retomar as metas do ano anterior: emagrecer, praticar atividade física, dedicar mais tempo aos filhos e companheiros, exercer o autocuidado.

Como podemos estabelecer metas que sejam realizáveis para que possamos avançar no ano seguinte?

Segue abaixo 5 critérios para estabelecer uma meta inteligente:

– Seja específico. Por exemplo, você quer praticar atividade física. Qual tipo de atividade física? O que você gosta? Dança? Lutas? Corrida?

– A meta precisa ser mensurável. Isso quer dizer que é necessário conseguir medir o progresso. Quantos quilômetros você esta caminhando, quantos quilos esta perdendo, quantos contatos irá fazer por dia no Linkedin.

– A meta precisa ser alcançável! Não adianta estabelecer uma meta de correr uma maratona se não corro nem 5 quilômetros. Comece com pequenos passos – 1 quilometro, 2 quilômetros, e assim por diante.

– Seja realista. Por exemplo, para conseguir comer 5 porções de frutas por dia preciso ir no supermercado. Para isso, é necessário planejar sua compra. Pense no passo a passo até chega no momento final, começando desde o primeiro momento (fazer a lista de compras) até a execução (comer 5 porções de frutas).

– Considere tempos determinados, não eternos. Contemple períodos curtos como semanal ou quinzenal. Uma vez passado este tempo, revise a meta. O que deu certo? O que foi difícil? E estabeleça um novo objetivo seguindo os mesmos critérios!

O importante é ter sucesso em cada meta para que sua autoestima e auto eficácia (crença que você é capaz) vá aumentando conforme as conquistas!


Gostou? Veja aqui a dica de 5 livros para te ensinar a manter o foco


comentários

 


Sharon Sarah Sachs Feder

Psicóloga formada pela Brown University (EUA) e Coach de Saúde e Bem-Estar. Sócia e diretora administrativa da Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar.

“Transformar a realidade que atuamos para incluirmos novos modelos de gestão de saúde que sejam mais eficientes, empáticos, mensuráveis e personalizados. ”

Saiba mais sobre Sharon

Sharon Sarah Sachs Feder
Sharon Sarah Sachs Feder
Psicóloga formada pela Brown University (EUA) e Coach de Saúde e Bem-Estar. Sócia e diretora administrativa da Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar. “Transformar a realidade que atuamos para incluirmos novos modelos de gestão de saúde que sejam mais eficientes, empáticos, mensuráveis e personalizados. ” Saiba mais sobre Sharon
0