Nossos filhos e suas luas: como entrar no universo emocional deles

No final das contas
13 de maio de 2017
A humanidade que habita em mim
15 de maio de 2017
Mostrar todos

Nossos filhos e suas luas: como entrar no universo emocional deles

Hoje eu gostaria de falar um pouquinho sobre as nossas crianças e trazer para vocês um conteúdo que pode ajudar na compreensão de como funciona cada uma delas emocionalmente, entendendo sua essência, respeitando-as, e com isso auxiliando para que tenham um caminhar autêntico e genuíno.

Antes de tudo temos que nos lembrar que somos seres complexos e que temos diversificadas características em nosso Mapa Natal. Portanto, o texto abaixo se refere apenas ao estereótipo de cada signo Lunar relacionado com as crianças.

Na astrologia, a Lua está associada à nutrição emocional, ao ato de cuidar e ser cuidado. Na infância precisamos de proteção, e é muito importante que os filhos sintam que têm uma mãe que zela por eles. Mas a necessidade varia de criança para criança. Dentro de uma mesma família, podemos observar irmãos que estabelecem relações completamente diferentes com a própria mãe, variando de acordo com o perfil emocional de cada um.

Então vamos conhecer a necessidade emocional dos nossos filhos sob a ótica astrológica?

Criança com LUA em signos de FOGO: Áries, Leão e Sagitário

Ela é vivaz, exigente, voluntariosa, barulhenta, corajosa, impetuosa, alegre, sorridente e sempre animada. Costuma expor seus sentimentos de forma direta e espontânea. O fato de ser pequena pode ser encarado como uma ofensa. Pode ter o desenvolvimento precoce das capacidades motoras e precisa de espaço e liberdade de movimento. Quer estar sempre em primeiro lugar e tem dificuldade de aceitar a derrota. Precisa de atividades envolventes para não perder o interesse e exige bastante atenção e reconhecimento. É muito importante para a criança com Lua em signos de Fogo ser admirada pela coragem e independência.

No aspecto emocional, essa criança se sentirá segura com uma mãe independente, combativa, dinâmica, alegre, ativa, positiva, cheia de atitude e desprovida de dúvidas. É comum as crianças com a Lua em signos de Fogo não suportarem baixo astral vindo da mãe – isso pode lhes causar grande desconforto emocional. Portanto, é indicado que essa mãe seja otimista, alegre e evite ter emoções negativas quando estiver ao seu lado.

É fundamental para a autoestima dessa criança receber elogios. Cabe à mãe ou à pessoa que está no papel de quem cuida (pai, avó, etc.) propiciar-lhe liberdade e espaço, mas auxiliando a compreender a necessidade de limites, dando orientação adequada em relação a atitudes egoístas, impacientes e agressivas, oferecendo assim a oportunidade de experimentar relacionamentos harmoniosos com outras crianças.

Criança com LUA em signos de TERRA: Touro, Virgem e Capricórnio

É cuidadosa, esperta, reservada, observadora, exigente, gosta de ser útil e não se dá muito bem em ambientes desorganizados. Apegada às pessoas e coisas, adora o conforto. Pode ser contida emocionalmente, um pouco lenta em suas reações e resistente às mudanças. Apesar de se mostrar tímida, ela é muito afetuosa e precisa de segurança material para seu bem-estar emocional. É muito importante para a criança com Lua em signos de Terra ter contato com a natureza.

Essa criança se sentirá segura emocionalmente com uma mãe que lhe transmita estrutura, que seja prática e reservada, companheira e cuidadosa. Criança com Lua em signos de Terra tem dificuldade de ficar longe de casa. Como é um pouco insegura, os adultos devem evitar discutir na sua presença sobre problemas financeiros ou estruturais, pois a criança precisa sentir que suas necessidades básicas sempre serão supridas.

É fundamental que a mãe a valorize e a incentive a dar o primeiro passo, pois ela nunca se julga boa o suficiente. Essa criança não precisa de rigidez, somente de apoio. Cabe à pessoa que está no papel de quem cuida (pai, avó, etc.) incentivar a enfrentar os obstáculos ao invés de recuar. Mostrar que não precisa ser muito crítica e rígida consigo e com os outros, desenvolvendo, assim, a espontaneidade e a tolerância.

Criança com LUA em signos de AR: Gêmeos, Libra e Aquário

Inquieta, animada, esperta, interessada por tudo, logo aprende a falar e ler. Crítica, distante, muito independente, se desapega dos pais com facilidade. Reage com rapidez, demonstrando astúcia, inteligência e frieza. Não tem preconceitos e seu círculo de amizades é diversificado. É muito importante para a criança com Lua em signos de Ar que sua liberdade e originalidade sejam preservadas.

Essa criança se sentirá segura emocionalmente com uma mãe amiga, compreensiva, de cabeça aberta, disposta a ouvir sem julgamentos. Em princípio não tem necessidade de muitos chamegos e não gosta de superproteção. Elas não precisam de “bronca”, só de uma boa conversa.  A imposição é subestimar sua capacidade de compreensão e inteligência.

É fundamental para ela que os valores familiares sejam desprovidos de preconceitos, que não haja sentimentos de egoísmo e de chantagem emocional. Cabe à mãe ou à pessoa que está no papel de quem cuida (pai, avó, etc.) orientar a criança em relação à inquietação e falta de foco, à tagarelice, à superficialidade e às dúvidas, além de incentivá-la a reconhecer seus sentimentos.

Criança com LUA em signos de ÁGUA: Câncer, Escorpião e Peixes

Ela é tímida, infantil, afetuosa, sensível, intuitiva, sonhadora e facilmente magoável. Precisa de um ninho acolhedor, de uma grande dose de proteção e segurança contra a dura realidade da vida. Por ser muito sensível ao ambiente, tende a ter problemas de saúde, pois percebe claramente e absorve o que está acontecendo com as outras pessoas. Tem dificuldade para encontrar um ponto de vista próprio. Demora para aprender a dizer “Eu”.

Essa criança se sentirá segura emocionalmente com uma mãe suave e acolhedora, que respeite e valorize suas emoções e seus dons artísticos. Precisa de acolhimento e de um ambiente familiar em altíssimo astral para que recarregue suas energias dentro de casa. Não é aconselhável que os pais discutam perto dela, pois pode se machucar com indelicadezas. Ela adora cuidar e facilmente se sacrifica pelos outros. Vive de forma intensa e as emoções desagradáveis lhe tocam de forma profunda, mas possui capacidade para regeneração, podendo superar enormes diversidades.

É fundamental para ela que tenha espaço para expressar seus sentimentos sem opressão. Ambientes com muitas pessoas (como shoppings, shows, etc.) não lhe é confortável. Cabe à mãe ou à pessoa que está no papel de quem cuida (pai, avó, etc.) incentivá-la a não guardar ressentimentos, a não se colocar no papel de vítima e encarar a realidade sem muitas ilusões.

Para quem não sabe qual o signo lunar de sua criança, me coloco à disposição para checar. Enviem-me os seguintes dados:
1. Nome completo da criança
2. Data, hora e cidade do nascimento
3. E-mail

Um grande abraço a todos!

Adriana Affonseca
Astróloga Membro do CNA – Central Nacional de Astrologia

“Por meio do Mapa Natal podemos buscar o autoconhecimento e saber como aproveitar as nossas capacidades e transformar as nossas dificuldades.”

Saiba mais sobre Adriana

Adriana Affonseca
Adriana Affonseca
Astróloga Membro do CNA - Central Nacional de Astrologia “Por meio do Mapa Natal podemos buscar o autoconhecimento e saber como aproveitar as nossas capacidades e transformar as nossas dificuldades.” Saiba mais sobre Adriana
//]]>