Planeje seu envelhecimento como um projeto de vida

Governança e saúde para profissionais de uma nova era
14 de julho de 2017
Comer com atenção faz toda a diferença. Saiba por quê!
18 de julho de 2017
Mostrar todos

Planeje seu envelhecimento como um projeto de vida

A vida de muitas pessoas está orientada para o futuro. No decorrer de uma vida normal, a perspectiva futura é a de envelhecer. O envelhecimento é frequentemente marcado por preocupações com a dependência, com o atendimento das necessidades, com a capacidade funcional e com a saúde.

Algumas vezes essas preocupações levam a situações nas quais a vida diária fica estruturada dentro de uma perspectiva médica. Isto pode se tornar uma fonte de ansiedade.

Os idosos ficam até certo ponto limitados pelas suas condições de vida e o ambiente em que estão inseridos. Um envelhecimento com qualidade de vida depende largamente da capacidade funcional que o idoso terá.

“Quanto melhor a saúde funcional, maior

será a liberdade e independência do idoso.

E não há dúvida que a atividade física é

um fator crucial na manutenção da saúde

funcional para a vida toda.”

É importante ter consciência das mensagens que o corpo envia. As pessoas normalmente não prestam atenção em seus corpos. Com o aumento da idade acontece de mais doenças e dores começarem a aparecer. Este é o sinal de que a saúde funcional começa a se deteriorar e algumas ações cotidianas tornam-se mais difíceis de serem realizadas.

O segredo para manter a capacidade funcional e uma vida ativa é muito pessoal e pode variar de pessoa para pessoa. É preciso criar estratégias positivas para manutenção da rotina de atividade física.

Com atividades físicas regulares é possível induzir mudanças positivas. Tais mudanças podem ajudar a reforçar a crença das pessoas no valor continuado da atividade física para a manutenção do bem-estar com o passar dos anos.

Os benefícios do exercício podem ser mais facilmente aceitos se as pessoas puderem percebê-los positivamente para um futuro com melhor qualidade de vida e menor dependência de outras pessoas.

A forma pela qual as pessoas experimentam seus corpos é um fenômeno cultural, limitado a um contexto particular. Em muitas culturas o treinamento do corpo é reconhecido como sendo tão importante quanto a atividade mental.                            

Agora você já sabe o que o exercício regular pode fazer por você.
Então vamos lá!

Comece a pensar em incluir atividades físicas no seu dia a dia, em outras palavras, PENSE EM ESTAR EM FORMA!

Estar em forma não significa necessariamente ser capaz de correr numa maratona nem fazer todas as coisas que fazemos quando jovens. Estar em forma significa simplesmente ter energia necessária para fazer frente às exigências do cotidiano com prazer e ainda ter ânimo de reserva para outras atividades que demandam energia. São essas outras demandas que proporcionam satisfação à vida. 

Ria várias vezes por dia. A risada é um maravilhoso exercício que envolve diversos sistemas e aparelhos do corpo.   

Há outros benefícios decorrentes da atividade
física além de uma boa forma.

Quando você está ativo, o fluxo sanguíneo aumenta em direção a todas as partes do seu corpo, inclusive para o cérebro.

A atividade física pode deixá-lo mais alerta. Você reduzirá seu cansaço mental e, algumas vezes, a tensão, o esgotamento e o tédio que o acompanham. Ficando mais alerta, haverá novos interesses e tarefas sobre os quais você voltará a dar mais atenção.

Um detalhe importante a lembrar: forme uma dupla atuante com seu médico. Ele compreende os distúrbios comumente associados ao envelhecimento e irá te orientar sobre a melhor forma de trabalhar de seu corpo.

Não podemos deixar de falar que existem outros fatores que também são muito relevantes para um envelhecimento saudável, dentre eles uma nutrição adequada. Não negligencie seus hábitos alimentares.

“O corpo envelhece! Mas só depende de você
trazer vida e o vigor que ele necessita.
Atividade física é uma das principais
chaves para um envelhecimento
feliz e saudável.”

Portanto MEXA-SE!!! VOCE AINDA ESTÁ SENTADO?

Leia também “Mas afinal, o que é Envelhecimento Ativo?” e aproveite para baixar um infográfico com dicas de autocuidado para um envelhecimento saudável

     

Cláudia Guastelli
Graduada em Educação Física e pós-graduada, é especialista em atividade física e qualidade de vida para o Idoso. Diretora Executiva da Celebre, empresa especializada no desenvolvimento de programas de Qualidade de Vida e da Terceira Idade. É também Coach e autora de diversos artigos e livros.

“O envelhecimento deve ser visto como um novo ciclo, ele traz a percepção do nascer de outro horizonte. Só assim é possível positivar o envelhecimento e aproveitar tudo que este novo momento da vida tem para oferecer. ”

Saiba mais sobre Cláudia

Cláudia Guastelli
Cláudia Guastelli
Graduada em Educação Física e pós-graduada, é especialista em atividade física e qualidade de vida para o Idoso. Diretora Executiva da Celebre, empresa especializada no desenvolvimento de programas de Qualidade de Vida e da Terceira Idade. É também Coach e autora de diversos artigos e livros. “O envelhecimento deve ser visto como um novo ciclo, ele traz a percepção do nascer de outro horizonte. Só assim é possível positivar o envelhecimento e aproveitar tudo que este novo momento da vida tem para oferecer. ” Saiba mais sobre Cláudia