Coaching: por uma vida com mais propósito

Feliz, dia
Pro dia nascer feliz!
16 de janeiro de 2018
feedback
7 iniciativas para oferecer um feedback construtivo
22 de janeiro de 2018
Mostrar todos

Coaching: por uma vida com mais propósito

Coaching, propósito, caminho

/

Você pode escolher! Ouça o podcast ou leia o texto.

O que mais recebo hoje em meu consultório, são pessoas que me procuram para fazer coaching com as seguintes falas:

“Não sei falar ao certo, não sei o que seria, mas desejo uma mudança em minha vida.” “Quero crescer, fazer alguma coisa significativa e almejo a prosperidade e a liberdade que ela traz.”

“Tenho vontade de realizar algo importante, uma coisa que faça a diferença no mundo. Se você perguntar o que é eu não sei dizer. Você pode me ajudar a descobrir o propósito da minha vida?”

“Eu quero abrir um salão de beleza” ou “eu quero ir embora para morar na praia e abrir uma pousada”…

Durante as sessões de coaching situações
deste tipo aparecem constantemente.

Diante de tal colocação, como Coach, me sinto na responsabilidade de ampliar a visão do meu coachee acerca do seu propósito de vida, por meio de perguntas e muitas provocações:

Neste momento seu propósito de vida é sentar aqui e conversar comigo, você está aqui (agora) e neste momento é onde deveria estar; até que passe para uma outra coisa.

“Então estou fadada a assentar na minha repartição e bater carimbo até me aposentar?”


Vale a pena você ler também: Liderança ou protagonismo, eis a questão…


Você neste momento realiza o seu propósito que é de estar conversando comigo.  Com isso não estou dizendo que o que você faz não faça sentido, porém é necessário ampliar sua visão de propósito.

Seu propósito exterior tem que se conectar com seu propósito interior. Para muitas pessoas, elas são um parte importante de seu propósito exterior, porém esse propósito sozinho é sempre relativo, instável e transitório (abrir salão de beleza ou comprar uma pousada). Isso não quer dizer que você não deva se envolver com estas atividades, mas estas atividades precisam estar ligada ao seu propósito primário, interior, para que um sentido profundo flua para aquilo que você faz.

Um jeito que é só seu de SER e FAZER.

Se você não estiver alinhado com seu propósito primário, qualquer propósito que estabeleça para sua vida, por melhor ou maior que seja, será propriedade do ego ou acabará destruído pelo tempo.

A satisfação do propósito primário estabelece a base para uma nova realidade e traz congruência Interna.

Há quem se surpreenda abandonando um ambiente de trabalho ou uma condição de vida hostil e sem sentido. Outros tipos de mudança podem lhe acontecer de repente a partir do exterior. Um encontro casual traz uma nova oportunidade e uma possibilidade de expansão para a sua Vida . Um obstáculo ou conflito de longa data se dissolvem. Seus amigos passam por esta transformação ou desaparecem de sua vida. Alguns relacionamentos terminam, outros aprofundam.

Alguns destes fatos talvez pareçam negativos em um primeiro momento, porém é importante compreender que é uma oportunidade que está se criando para o surgimento de algo novo.

Naturalmente poderá haver um tempo de insegurança, dúvida ou medo. Entretanto infinitas possibilidades se abrem a sua frente, inclusive a oportunidade verdadeira de se conectar com seu propósito interno e com que tanto você buscava.

Mobilizado pela experiência, você se sente encorajado a iniciar as mudanças necessárias. A motivação para se posicionar e tomar decisões, no entanto vem de um nível mais profundo. Um estado de conexão com aquilo que só você É , só você FAZ. E se você não fizer ninguém mais poderá fazer porque é sua MISSÃO DE VIDA.

Então? Qual é o seu propósito?


Você se interessa por este assunto? Então leia também: Você já realizou a grande obra da sua vida?


comentários

Maria Antônia de Oliveira
Maria Antônia de Oliveira
Master Coach de Desenvolvimento Humano, Carreira, Vestibular e Orientação Profissional. É fundadora e diretora do Centro de Orientação Profissional & Coaching Maria Antônia– COPMA. “Vamos abordar temas que ampliem a visão e o entendimento das pessoas sobre como uma escolha profissional assertiva está conectada com seu propósito de vida, seus valores, talentos e habilidades e o quanto isto pode impactar na sua felicidade pessoal e realização profissional.” Saiba mais sobre Maria Antônia
0