Escutar é dar significado ao que se ouve

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Escutar é dar significado ao que se ouve

Escutar, conversar
Ouvir é o sentido da audição.
Escutar é o ato de ouvir com atenção.

Ao escutar de forma plena e atenta, estabelecemos uma conexão profunda com o outro. Identificamos através das palavras (e muitas vezes do silêncio), as necessidades, desejos, medos, sentimentos, crenças e valores.  Este tipo de escuta é denominado de “escuta ativa”, que inclui uma compreensão dos sentimentos sendo transmitidos, aceitação sem julgamento, percepção dos componentes da fala tais como tom de voz, pausas, entonação, etc. e observação das expressões não verbais (olhar, gestos, postura, etc.).

A escuta ativa acontece após a pessoa
receber o som e por meio da interação
atribuir significado ao que foi ouvido.

         O convite é para aprendermos a se comunicar de forma completa. Passamos a maioria do tempo em conversas unilaterais – falamos mais que ouvimos.

Seguem 5 dicas para começarmos a desenvolver nossa habilidade de escutar ativamente:
  • Evite distrações durante qualquer diálogo. Afaste celulares, computadores, tabletes, etc.
  • Preste atenção em cada palavra, som, gesto. O que estes demonstram para você?
  • Quais são os sentimentos envolvidos? Tente identificar 2-5 sentimentos em cada troca.
  • Procure evitar respostas “prontas.” Tente se colocar no lugar do outro e expresse empatia.
  • Faça perguntas abertas. Demonstre curiosidade ao fazer perguntas que estimulem o relato de uma história. Evite perguntas que tenham respostas “sim” ou “não.”

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A próxima vez que engajar em uma conversa, pense nestas sugestões. Desta forma, você estará estimulando mudanças positivas na vida das pessoas ao se redor e construindo vínculos positivos!

“Para a arte de viver, é preciso saber a arte

de ouvir, sorrir e ter paciência… sempre.”

Hermann Hesse


Aproveite para ler: Escuta empática: um exercício de ouvir com o coração


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Sharon Sarah Sachs Feder
Sharon Sarah Sachs Feder
Psicóloga formada pela Brown University (EUA) e Coach de Saúde e Bem-Estar. Sócia e diretora administrativa da Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar. “Transformar a realidade que atuamos para incluirmos novos modelos de gestão de saúde que sejam mais eficientes, empáticos, mensuráveis e personalizados. ” Saiba mais sobre Sharon
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