Quando nos colocamos no lugar do outro…

Empatia
A (desafiadora) arte da empatia
6 de dezembro de 2017
medida, empatia
Empatia na medida certa! Como assim?
7 de dezembro de 2017
Mostrar todos

Quando nos colocamos no lugar do outro…

lugar do outro, Dalai Lama, empatia

Vamos falar um pouco de empatia…

Um ancião que estava para morrer procura um jovem e narra uma história de heroísmo:

Durante a guerra, ajudou um homem a fugir. Deu-lhe abrigo, alimento e proteção.

Quando já estavam chegando a um lugar seguro, este homem decidiu traí-lo e entregá-lo ao inimigo.

E como você escapou? – pergunta o jovem.

Não escapei; eu sou o outro, sou aquele que traiu – diz o velho. Mas, ao contar esta história como se fosse o herói, posso compreender tudo o que ele fez por mim.

A sabedoria deste conto nos fala sobre a empatia, esta ação de nos colocar no lugar do outro, de procurar sentir o que o outro sente.

A empatia nos torna menos orgulhosos e egoístas, pois faz com que pensemos não só em nossos pontos de vista – em como estamos nos sentindo, mas também na vida alheia, no que se passa no íntimo de alguém.

Quando nos colocamos no lugar do outro

Quando nos colocamos no lugar do outro, a compreensão torna-se mais fácil de ser alcançada, e nossos corações sentem-se mais aptos a perdoar.

Quando nos colocamos no lugar do outro, temos a oportunidade de acalmar a raiva, e de evitar a vingança.

Quando nos colocamos no lugar do outro, desenvolvemos a compaixão, e procuramos fazer algo para amenizar o sofrimento do próximo.

Quando enxergamos verdadeiramente o outro, expandimos nossa capacidade de amar e de entender que precisamos viver em família para realizar nosso crescimento.

Quando nos colocamos no lugar do outro, preparamos nossa intimidade para receber as sementes da humildade, descobrindo a verdade de que somos todos irmãos, e que precisamos uns dos outros para colher os bons frutos da felicidade futura.

A empatia nos torna mais humanos

A empatia nos torna mais humanos, mais próximos da realidade do outro, de suas dificuldades e de seu caminho.

Passamos a analisar a vida através de outros pontos de vista, de outros ângulos; e assim, nos tornamos mais sábios, mais maduros.

O hábito de colocar-se no sentimento de alguém, é um grande recurso de que dispõe o homem novo para suas conquistas espirituais elevadas.

O coração que se isola, que vê somente o que seus olhos permitem e não partilha da vida de seu próximo, acaba ficando estacionado no caminho do tempo.

Nossa sociedade está se tornando cada vez mais egoísta e autossuficiente, isso é um veneno para o cultivo da empatia, que segue um caminho oposto, o da generosidade, do desprendimento e do amor ao próximo.

Não é fácil vivenciar a empatia no dia a dia, que é você ver as pessoas também sob a perspectiva delas e sabendo compreendê-las e as respeitando. Mas digo a você que se trata de um exercício, e que a cada dia podemos melhorar.

Sei que ainda precisamos nos exercitar muito e cultivar esse sentimento tão nobre chamado empatia, mas procuro me alimentar quase todos os dias das palavras sábias de um mestre que admiro muito, o grande Dalai Lama. Ele é um dos maiores mestres da empatia da humanidade. Quero compartilhar algumas palavras dele que falam um pouco sobre a empatia e a flexibilidade na vida.

Ele é um dos maiores mestres
da empatia da humanidade.

“Às vezes sou tão flexível que sou acusado de não ter coerência política. Alguém pode vir a mim e apresentar uma ideia. E eu vejo a razão para aquilo que a pessoa diz e concordo com ela, comentando que é ótimo… Mas então aparece outra pessoa com um ponto de vista contrário, eu também vejo a razão para o que está dizendo e concordo também com ela. Às vezes sou criticado por isso e preciso me relembrar que estamos comprometidos com tal e tal conduta e que por enquanto devemos nos ater a esse lado”

Daqui para frente, observe mais atentamente o mundo e as pessoas, principalmente as que estão mais próximas a você e exercite essa empatia. Você e o mundo inteiro serão beneficiados com essa mudança de perspectiva.

 Sabe onde encontramos a empatia? Dentro de nós mesmos. A empatia está lá, como excelente agente de transformação moral. Praticar a empatia é agir com as pessoas, aquilo que desejamos para nós mesmos.

A empatia está dentro de você! Que tal começar a desenvolvê-la?

Inspiração e adaptação de texto de autor desconhecido


Gostou do conteúdo? Então leia também: É mais simples rotular do que praticar a empatia


CAMPANHA PRATIQUE EMPATIA

Entre os 6 a 22 de dezembro, nossos autores parceiros estarão publicando diariamente conteúdos sobre empatia, cada um dentro de sua área de saber, compartilhando aprendizados, histórias e experiências que possam inspirar e despertar a empatia. Acompanhe!!!

empatia


MAPA DA EMPATIA

Nós do nCiclos queremos inspirar o movimento transformador em sua vida. Para isso preparamos um MAPA DA EMPATIA para você seguir o passo a passo e colocar a empatia em prática, ampliando os fios da conexão humana.

O Mapa da Empatia pode ser baixado para ter com você e consultar sempre que desejar.

Cláudia Guastelli
Cláudia Guastelli
Graduada em Educação Física e pós-graduada, é especialista em atividade física e qualidade de vida para o Idoso. Diretora Executiva da Celebre, empresa especializada no desenvolvimento de programas de Qualidade de Vida e da Terceira Idade. É também Coach e autora de diversos artigos e livros. “O envelhecimento deve ser visto como um novo ciclo, ele traz a percepção do nascer de outro horizonte. Só assim é possível positivar o envelhecimento e aproveitar tudo que este novo momento da vida tem para oferecer. ” Saiba mais sobre Cláudia
0