Pausa: momento mágico para cultivar o bem-estar

Compaixão, empatia,
Compaixão: uma elevada forma de amor que devemos experenciar.
1 de março de 2018
Mulherão, mulher,
Baita mulherão da porra
5 de março de 2018
Mostrar todos

Pausa: momento mágico para cultivar o bem-estar

Pausa, Bem-estar

A rotina agitada e a falta de tempo para descansar abrem cada vez mais espaço para as tensões e para o estresse. Toda a vez que passamos por uma situação estressante, muitos sintomas se manifestam fisicamente, causando incômodos, dores, irritações e mal estar. Por isso, técnicas de respiração e concentração, ajudam a dar uma pausa e controlar os sintomas da ansiedade.

Para prevenir agravamentos causados pela correria e altos níveis de tensão, é de extrema importância aprender a pausar. Dar prioridade aos momentos de lazer, atividades de relaxamento e à prática de exercícios físicos é uma maneira de espantar as preocupações. No dia a dia, pode ser até mais simples. Algumas técnicas ajudam a relaxar em apenas 30 minutos por dia. Segue algumas dicas abaixo para inclusão no dia a dia:

Pausa, bem-estar

Técnicas de “Mindfulness”:

O mindfulness propõe aproveitar por completo a experiência de uma situação, por mais comum que ela possa parecer. Você consegue lembrar a última vez em que você experienciou por inteiro uma sensação cotidiana (almoçar, tomar banho, escovar os dentes), focada no que está fazendo e sem interrupções? O objetivo desta técnica é prestar atenção, de propósito, no momento presente. Um bom momento é durante a escovação de dente no final do dia. Perceba cada movimento, gostos e sensação enquanto escova os dentes antes de dormir.

Meditação e exercícios de respiração:

Escolha uma posição confortável, de preferência sentado. Feche os olhos, concentre-se na sua respiração. Deixa os pensamentos fluir, evitando ter controla-los. Comece com um minuto por dia e vá aumentando conforme for melhorando sua concentração.

Cadastre abaixo o seu e-mail e receba os destaques do nCiclos

Atividades que auxiliam a entrada em “Flow”:

“Flow” é um estado mental de profunda concentração, com a perda de percepção de tempo, espaço e outras preocupações. Atividades ligadas a música, por exemplo, auxiliam a entrada em flow. Toque um instrumento ou escute música diariamente. Aprecie a melodia e ritmo. Deixe-se levar pelos sons.

Anotações de pensamentos: Faça uma lista de seus pensamentos ou preocupações diariamente. O ato de escrever auxilia na redução de ansiedade.

Alongar-se:

Faça alongamentos ao longo do seu dia. Relaxe a musculatura e trabalhe a sua flexibilidade física.  Você também pode praticar exercícios posturais para aliviar dores nas costas, lombar e pescoço.

Leitura:

Escolha um novo livro por mês. Dedique alguns minutos por dia para a leitura. Você pode ler no transporte para casa, na cama antes de dormir, na mesa esperando uma reunião. Foque em cada palavra, no enredo e nos personagens.

Estas são algumas sugestões para uma pausa que podem te auxiliar no relaxamento da mente e do corpo. Desenvolver diariamente atividades que favoreçam a pausa física e mental ajudam na elevação do bem-estar.


Gostou do texto: Organização do tempo: a chave para o bem-estar!


comentários

Sharon Sarah Sachs Feder

Psicóloga formada pela Brown University (EUA) e Coach de Saúde e Bem-Estar. Sócia e diretora administrativa da Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar.

“Transformar a realidade que atuamos para incluirmos novos modelos de gestão de saúde que sejam mais eficientes, empáticos, mensuráveis e personalizados. ”

Saiba mais sobre Sharon

Sharon Sarah Sachs Feder
Sharon Sarah Sachs Feder
Psicóloga formada pela Brown University (EUA) e Coach de Saúde e Bem-Estar. Sócia e diretora administrativa da Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar. “Transformar a realidade que atuamos para incluirmos novos modelos de gestão de saúde que sejam mais eficientes, empáticos, mensuráveis e personalizados. ” Saiba mais sobre Sharon
0