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Pessoas e finanças – Uma relação complexa ou que se completa

Esta é uma relação complexa ou uma relação que se completa? Diria que ambas estão corretas. As duas áreas agregam e se completam. Considerada cada vez mais estratégica e importante para o negócio a Gestão de Pessoas tem como desafio agregar valor à organização e às pessoas. Desenvolver políticas de atração e retenção de talentos e aumentar a produtividade. Mas, vale lembrar, que todo negócio precisa de dinheiro para assegurar a sustentabilidade financeira e social. Necessita de pessoas talentosas e engajadas que inspirem, ofereçam suporte para o alcance das metas empresarias e criem o diferencial competitivo para a organização.

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Claro que isso nem sempre foi assim. No passado, por volta dos anos 30, quando existia apenas o departamento de pessoal, burocrático e focado nos controles; as organizações eram divididas em setores geradores de receitas, (atividades-fim), como a área de Finanças e os causadores de custos e despesas (procedentes das atividades-meio), como o RH. Nessa época o sentimento predominante entre Pessoas e Finanças era conflitante e próxima do ódio.

Com a evolução da área, especialmente com a chegada do “planejamento estratégico”, que promoveu a reflexão da gestão e a discussão dos objetivos, missão e valores, as áreas de Finanças e Gestão de Pessoas compreenderam a importância de se construir alianças. Assim, assumiram o protagonismo de agentes de transformação e sucesso organizacional, fornecedoras de recursos financeiros e de pessoas, desenvolvendo uma proposta de valor, com ações estratégicas e inovadoras, capaz de satisfazer todos os stakeholders.

O papel da tecnologia

Como fazer isso? Uma sugestão são as soluções tecnológicas. De certa maneira os Softwares de gestão automatizam os processos, integram as bases, refinam os indicadores e promovem a comunicação. A tecnologia potencializa a tomada de decisão, elimina as tarefas manuais e rotineiras, reduz os custos e o retrabalho, liberando os profissionais para ações mais produtivas, significativas e estratégicas.

O RH não só garante um ambiente muito mais produtivo como também define as bases de confiança para que a troca de conhecimentos e experiências entre os setores aconteça.

O resultado é uma área de Gestão de Pessoas dinâmica, produtiva, com bases de confiança bem estruturada. Com pessoas satisfeitas com o trabalho, em um excelente ambiente profissional e, principalmente motivadas.

Neste sentido a pesquisa realizada por Goler e outros autores (2018), publicada na revista Harvard Business, revela as três coisas que motivam os funcionários. Elas vão muito além da pirâmide de Maslow:

Carreira

Para o funcionário a carreira se expressa pelo desejo de crescer, desenvolver, ter oportunidade de potencializar os seus conhecimentos e trabalhar com autonomia, aplicando todo o seu potencial.

Comunidade

Necessidade de expressar-se e ser ouvido, ser respeitado. Isso gera a sensação de conexão e de pertencimento. Este sentimento é criado pelos valores, sendo o principal, o respeito. Pela identificação de objetivos compartilhados, reconhecimento, diálogo, cumplicidade, objetivos, orgulho e engajamento.

Causa

Relaciona-se com propósito, com a sua essência. O que faz sentido, gera orgulho. Perceber que você causa um impacto significativo, identificado à missão da empresa, e acreditar que isso produz algo de positivo para o mundo.

Segundo a pesquisa de Goler, Harringto e Grant. (2018), quando se trata do emprego ideal, a maioria busca uma carreira, uma comunidade e uma causa. Esses são os motivadores fundamentais, independente da idade, da profissão, do setor de trabalho ou da localização geográfica.

Podemos concluir que a conexão entre Pessoas e Finanças é um dos segredos do sucesso. Pois, neste jogo o que prevalece é o ganha-ganha. Ganha o negócio, ganham as pessoas e os stakeholders. Essa colaboração gera resultados mais sustentáveis e maximiza o aproveitamento das oportunidades.

E você, concorda que Pessoas e Finanças são um dos segredos do sucesso? Deixe seu comentário no espaço para discussão, logo abaixo da página. Compartilhe suas experiências, sua opinião conosco. Vou adorar ler o seu comentário.


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Cleuza Pimenta
Cleuza Pimenta
Professora de MBA. Consultora empresarial com foco em treinamentos experienciais. Mestre em Administração, com formação internacional, na George Washington University - Washington DC – EUA. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, com aperfeiçoamento na Áustria. “Temas atuais e relevantes que estimulem à reflexão das pessoas a respeito da responsabilidade sobre a própria Qualidade de Vida. Instigar à melhoria da autoestima, o respeito, a conquista de um estilo de vida mais saudável. Contribuir para a geração de ambientes empresariais harmoniosos, criativos estimulando a colaboração e a motivação de forma natural e espontânea. Encorajar as pessoas a planejarem a sua aposentadoria. ” Saiba mais sobre Cleuza
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