Refeições em família: resgate esse valioso hábito

Árvores, Ipê Amarelo
Árvores que se fingem de mortas
23 de outubro de 2017
Meditação, sentidos
A meditação dos sentidos
26 de outubro de 2017
Mostrar todos

Refeições em família: resgate esse valioso hábito

Refeições em família
Fazer refeições em família é um hábito
tradicional que vem perdendo seu
espaço na rotina das famílias das
grandes cidades, mas que precisa
ser resgatado, com urgência!

Não sei se era assim na sua casa, mas na nossa, fazer refeições à mesa, com todos os integrantes da família, era um hábito comum, uma tradição, um momento essencial e especial do dia. Isso para não dizer que era uma “obrigação”. Pois era preciso achar uma boa desculpa para não estar presente! Mas isso mudou muito. Nas últimas décadas, mudanças importantes como a entrada da mulher no mercado de trabalho, a industrialização com suas “refeições prontas e embaladas”, o avanço da tecnologia que isola cada um no seu “mundo virtual” fizeram com que esse hábito se perdesse na rotina corrida de cada dia… Mal sabemos o que estamos perdendo!

Fazer refeições em família é tão importante que é citado em um dos “Dez passos para a alimentação saudável” do novo Guia Alimentar para a População Brasileira, que orienta a população a, sempre que possível, comer em companhia, com familiares.

Mas você sabe por que é tão importante comer à mesa, em família? Diversas pesquisas científicas mostram que comer em família faz bem para o corpo, a mente e o espírito de todos que compartilham esse momento.

Confira os resultados encontrados em fazer refeições em família:

Refeições em família

1 – Melhora a qualidade da alimentação:

Comer em família está associado ao desenvolvimento de hábitos importantes para o crescimento e desenvolvimento da criança, como: comer mais frutas e hortaliças, menos frituras e menos refrigerantes e doces, principalmente quando os pais oferecem bons exemplos. E o melhor, as pesquisas mostram que esses hábitos duram até a idade adulta!

2 – Melhora o relacionamento familiar:

A refeição é uma oportunidade para conhecer o outro, sua rotina e conversar sobre os desafios da vida. Compartilhe seu dia a dia, suas dificuldades e vitórias, seus sentimentos e expectativas. Conversar é o melhor caminho para aproximar os filhos e manter uma boa relação familiar.

3 – Ajuda na transmissão de valores:

O momento da refeição permite aos pais compartilharem seus valores, suas crenças e sua cultura, contribuindo para a formação de um indivíduo com valores compatíveis aos da família.

4 – Aumenta o prazer com a refeição:

Comer já é prazeroso, mas comer com a família é muito mais! Principalmente se esse momento for aproveitado para fazer atividades divertidas com as crianças, como montar um prato lúdico ou conversar sobre assuntos agradáveis. Discussões desagradáveis devem ficar longe da mesa!

5 – Desenvolve habilidades e responsabilidades:

Envolver as crianças e os adolescentes nas refeições, desde a compra dos alimentos até o momento de lavar a louça após a refeição, ajuda a construir uma boa relação com a comida, contribui para o desenvolvimento de habilidades que serão úteis para a vida toda e valoriza o compartilhamento de responsabilidades, a cooperação e o autocuidado.

Além de tudo isso, outros resultados interessantes
e que todas as famílias buscam foram associados à
maior frequência das refeições em família:
  • Melhor rendimento escolar
  • Maior autoestima
  • Maior resiliência (capacidade de superar obstáculos e desafios)
  • Menor risco de uso de drogas
  • Menor risco de gravidez na adolescência
  • Menor risco de desenvolver depressão
  • Prevenção da obesidade infantil
  • Redução do risco de desenvolver distúrbios alimentares

Como podemos perceber, as refeições em família são oportunidades perfeitas para compartilhar o tempo de maneira saudável, significativa e divertida. E também servem como momentos para promover hábitos que ajudem as crianças a se tornarem adultos felizes, resilientes e responsáveis. No entanto, comer juntos como família tem seus desafios. Foi pensando nisso que uma organização sem fins lucrativos americana criou o “THE FAMILY DINNER PROJECT: food, fun and conversation – 4 weeks to better family dinners”. Em português, seria algo como: PROJETO O JANTAR EM FAMÍLIA: comida, diversão e conversa – 4 semanas para melhorar os jantares em família. O projeto tem o objetivo de ajudar as famílias a colocar esse hábito em prática em 4 semanas e disponibiliza gratuitamente, no site, diversos recursos, como: boletins mensais, receitas práticas e saudáveis, ideias de brincadeiras para o momento da refeição, sugestões de perguntas para iniciar uma conversa, troca de experiências com outras famílias, etc. Embora a plataforma esteja adequada à cultura americana, é possível obter algumas dicas úteis. Clique aqui para conhecer o site.

Se você pensa que é difícil colocar em prática esse hábito todos os dias, nós temos uma boa notícia: bastam algumas refeições por semana, realizadas de forma regular, para obter os resultados citados! E para ajudar, em nosso próximo artigo, vamos dar dicas e sugestões para colocar esse hábito em prática. Não perca! J

Dúvidas ou sugestões? Escreva para nós e acompanhe nossas próximas publicações na nCiclos: neusa@nbnutricao.com.br e bianca@nbnutricao.com.br. Até a próxima! ????


Clique aqui para ler outros textos de Neusa e Bianca

comentários

Neusa Moura & Bianca Iuliano
Neusa Moura & Bianca Iuliano
Nutricionistas, formadas na USP, sócias e diretoras da NB Nutrição e Bem-estar, consultoria especializada em programas e atividades de educação alimentar para empresas e escolas. “Pretendemos criar experiências e despertar a consciências das pessoas para a construção de uma boa relação com a comida, resgatando o valor da comida e do comer como fonte de prazer e saúde, em seu aspecto amplo: bem-estar físico, mental e social.” Saiba mais sobre Neusa e Bianca
0