Coaching e meditação podem ser complementares?

A alegria é uma atitude e o bom humor da alma
23 de agosto de 2017
Sonhos, projeto de vida, pensamento
Vá além do sonho – realize o seu projeto de vida!
25 de agosto de 2017
Mostrar todos

Coaching e meditação podem ser complementares?

coaching meditação

O coaching é um processo de parceria onde o coach, por meio de diálogos estruturados, estimula o cliente a refletir, observar, aprender sobre si mesmo e agir na direção de um resultado desejado, ativando seu potencial para construir projetos de vida mais satisfatórios.

Ao tomar consciência de suas crenças habituais, o coachee é ajudado a promover mudanças com autonomia.  Por isso, tem se tornado uma das mais utilizadas e efetivas ferramentas de desenvolvimento profissional e pessoal na atualidade.

Por outro lado, a meditação é uma técnica auto induzida, autônoma (recomenda-se, pelo menos inicialmente, a orientação de um instrutor qualificado) com o qual o praticante explora sua própria mente.

E definitivamente, meditação não é o ato de esvaziar a mente (até porque, mente vazia é oficina do diabo), mas um ato voluntário em que o praticante ancora sua atenção em um objeto relevante, com o propósito de desenvolver “tônus mental”, relaxamento e auto-observação. 

A meditação visa ajudar as pessoas a desenvolverem melhor atenção, auto governabilidade, compreensão de si e construir uma mente mais robusta e refinada. 

Ao analisar as duas propostas é fácil percebermos
caminhos distintos para alcançar um mesmo fim.
Enquanto um sugere um caminho de reflexão por
uma intervenção originalmente de fora para dentro,
o outro propõe um olhar atento e frequente
que nasce de dentro do indivíduo.

Nesse sentido, o coaching pode ativar processos de mudanças enquanto a inclusão de uma prática meditativa pode ajudar a dar suporte para o processo de mudança, incorporando-a disciplinadamente no cotidiano, torna-se a manutenção. Por isso, são altamente complementares no serviço ao cliente.

Acompanhe esse PODcast com Carlos Legal e saiba mais sobre como esses recursos e metodologias podem potencializar sua conexão consigo mesmo e com seus propósitos.

/

Clique aqui para ver outros conteúdos de Carlos Legal

Carlos Legal
Consultor, Trainer, Coach individual e de grupo e palestrante. Professor de MBAs da FGV Management – Fundação Getúlio Vargas. Sócio Fundador na empresa Legalas Aprendizagem e Educação Corporativa.

“Tenho como propósito dedicar meus talentos e conhecimentos para a educação e o desenvolvimento, levando mais lucidez, inovação, reflexão, atenção, criatividade, comprometimento, autonomia, fluidez e competências para apoiar aprendizados que melhorem a vida pessoal e profissional das pessoas. ”

Saiba mais sobre Carlos

Carlos Legal
Carlos Legal
Consultor, Trainer, Coach individual e de grupo e palestrante. Professor de MBAs da FGV Management - Fundação Getúlio Vargas. Sócio Fundador na empresa Legalas Aprendizagem e Educação Corporativa. “Tenho como propósito dedicar meus talentos e conhecimentos para a educação e o desenvolvimento, levando mais lucidez, inovação, reflexão, atenção, criatividade, comprometimento, autonomia, fluidez e competências para apoiar aprendizados que melhorem a vida pessoal e profissional das pessoas. ” Saiba mais sobre Carlos
//]]>