Suas crenças definem suas escolhas, suas escolhas são seu foco, seu foco define a sua sorte.
Leia o texto ou ouça o PODcast
Eu quero recorrer a um texto da filósofa Dulce Magalhães para refletir sobre o que significa foco e o consequente destino atrelado a ele.
Estamos diariamente criando a nossa sorte, nosso fardo, nossas escolhas no foco para sobre o qual dirigimos o nosso olhar. Eu quero te convidar a pensar na tua vida nesse exato momento. “Somos a base sobre a qual a vida opera, e é desse material elementar que vão surgindo todos os resultados.” nos diz Dulce Magalhães. Basta então ajustar o foco para que a sorte se modifique. Porém esse ajuste de foco é que demanda grande empenho.
Faz sentido para você? Tenha clareza de que as crenças é que determinam todo o conjunto de escolhas que fazemos e de que, portanto, precisamos de uma revisão contínua de crenças para que nossas escolhas se modifiquem. A partir disso o foco será automático e a sorte uma consequência.
Reflita sobre o conjunto de crenças e valores que hoje orientam suas escolhas e definem o seu foco. O desejo é que a melhor sorte sempre aconteça, contudo nada será desvinculado das crenças em que você baseia o seu olhar.
Faz sentido para você? Se você se transforma continuamente e melhora a cada instante, a sorte será mera consequência disso. Somos a causa básica de todos os eventos e resultados da nossa vida, dessa forma podemos alterar tudo quando nos transformamos.
Autoresponsabilidade é a virtude de ser capaz de fazer, a partir de si, apesar das dificuldades, para além de todas as impossibilidades. Lembra que todas as fronteiras com as quais esbarramos são construções pessoais.
É preciso assumir a liderança da própria jornada de vida e cruzar as pontes que nos tiram dos problemas. Isso nos conduzirá em direção a soluções e dessa forma iremos perceber que não havia nenhum abismo, eram só os nossos medos que geravam essa ilusão dos obstáculos. Esse ajuste fino de nossas lentes é a clareza perfeita do foco e quanto mais somos capazes de perceber, mais somos capazes de realizar.
O foco é, portanto, uma estratégia de concretização. Onde há dificuldade há cegueira e carência de percepção. Ao ajustarmos o foco observamos alternativas, caminhos e possibilidades que nos conduzem diretamente aos propósitos. Claro que ainda nos cabe caminhar, contudo quando enxergamos o destino o caminho sempre se apresenta à nossa frente. Mesmo que a caminhada seja árdua, longa e cheia de percalços, ela nos levará para onde desejamos estar. Esse espaço de conquista e essa terra de realizações é o destino a ser alcançado.
Ao chegarmos lá aspiramos o ar mais puro dos nossos sonhos realizados. Sentamos na grama macia de nossas experiências e nos deleitamos com as belas montanhas das nossas realizações.
Nesse instante imensurável, nos sentimos abençoados e agraciados pela imensa sorte de estar aqui neste lugar especial. Onde, nesse exato momento, podemos sorrir.
É tudo uma questão de foco! Quando enxergamos o que buscamos, tudo mais se revela. Lembre-se, mesmo que a caminhada seja árdua, longa e cheia de percalços, ela nos levará para onde desejamos estar.
Um grande abraço, Rony
Cadastre abaixo o seu e-mail e
receba os destaques do nCiclos