Por qual motivo devo anotar
como gasto o meu dinheiro?
Sempre fomos orientados a consumir. Na verdade, o ato é espontâneo e ninguém nunca precisou falar: “Olha, você vai sair de casa e terá que consumir algo”. Provavelmente não é assim que acontece, mas se você fizer uma pausa e pensar em um dia comum em que saiu por qualquer motivo, seja para uma reunião, visita a casa de amigos ou passeio no parque, irá perceber que teve algum tipo gasto, por menor que tenha sido. Você gastou dinheiro!
Mesmo na infância já éramos consumidores da nossa refeição, dos produtos limpeza, energia elétrica e das roupas que usávamos, ainda sem saber o real valor de qualquer coisa. Isso é uma necessidade e não temos como fugir.
O que nós precisamos saber é que tudo isso é dinheiro saindo do seu bolso e que, na maioria das vezes, você não parou para pensar o quanto isso significa ou qual valor está sendo investido nos gastos corriqueiros.
Você deve estar pensando: “se eu conseguir identificar isso, vai mudar algo na minha vida pessoal e financeira”? Pois eu lhe afirmo que partir do momento em que começar a identificar os valores, a frequência com que utiliza, o quanto poderia ter economizado, como vem se comportando em relação ao dinheiro, a importância da mudança de hábitos e costumes, você conseguirá perceber o quanto isso vai mudar sua vida e consequentemente, irá notar o leque de ações que poderão contribuir para o seu conforto financeiro, ficando surpreso com o resultado.
Sim, você pode começar a fazer diferente a partir de hoje e perceber que nunca é tarde para ter o controle das finanças tomando pequenas atitudes como mudar de comportamento, trocar a marca de um produto que normalmente você utiliza por outra mais em conta, deixar o carro em casa alguns dias da semana e utilizar transporte público.
São pequenos exemplos do que você pode fazer para contribuir com bons hábitos financeiros. Outra coisa importante é sempre se questionar: “Eu preciso disso? ”, e evitar assim a compra por impulso. Basta se planejar antes comprar aquilo que deseja.
Volto a dizer, tudo é uma questão de foco e disciplina. Entender onde se quer chegar e qual é o primeiro passo. Por isso a importância de anotar todos os seus gastos, pelo menos uma vez ao ano.
Se você contar com receita fixa, anote por 30 dias, senão, por 90 dias. Para facilitar essa mudança de comportamento é necessário realizar o “Apontamento de Despesas”, que nada mais é do que passar a anotar todo o dinheiro gasto.
Para que o processo seja eficiente é necessário anotar no ato, sem desprezar um só centavo e por tipo de despesa (Ex.: Almoço, estacionamento, pedágio, internet, etc.)
Somente desta maneira você saberá para onde está indo seu dinheiro e poderá fazer uma análise minuciosa. Feito isso, dedique tempo para orçar cada gasto, avalie a necessidade, procure comprar à vista e com desconto.
Assuma compromissos que caibam no seu bolso e comece a poupar parte dos seus ganhos para realizar seus sonhos e também para sua independência financeira. E com essa disciplina, irá descobrir muitos benefícios, como o de poupar, por exemplo.
Leia também: O que pode ser dito da empatia com o dinheiro?!
Cadastre abaixo o seu e-mail e receba os destaques do nCiclos
Cadastre abaixo o seu e-mail e
receba os destaques do nCiclos