Arquitetura: criando ambientes de trabalho mais empáticos

compaixão, empatia
Empatia, compaixão e altruísmo: unidos pelo amor ao próximo!
19 de dezembro de 2017
Empatia, cristo, apostolos
Somos capazes de ouvir o chamado da empatia?
20 de dezembro de 2017
Mostrar todos

Arquitetura: criando ambientes de trabalho mais empáticos

arquitetura, empatia, ambientes de trabalho

O Fórum Econômico Mundial publicou a lista das top 10 habilidades que os profissionais vão precisar ter em 2020. Quando comparamos essa nova lista com a que foi divulgada em 2015, percebemos o surgimento de novas habilidades que antes não eram nem mencionadas.

Uma delas é a questão da Flexibilidade Cognitiva. Ou seja, você aprende uma coisa hoje e tem que estar disposto, a amanhã, aprender algo ainda mais novo. O segundo ponto é a questão da Inteligência Emocional. Os futuros profissionais terão que cuidar ainda mais das suas emoções no ambiente de trabalho. E o terceiro ponto é a questão da empatia com os outros. Empatia que em 2015 não era nem citada, agora é uma das 10 habilidades mais necessárias para os profissionais.

Se observarmos o desenvolvimento da tecnologia, (e eu faço esta observação como arquiteta) percebemos que hoje muitas tarefas estão sendo substituídas por máquinas e quando estimulamos esta discussão entre os arquitetos e projetistas vem à tona uma questão: será que o ambiente de trabalho, o ambiente físico de um escritório vai deixar de existir? Hoje, com o desenvolvimento da tecnologia em que as pessoas podem trabalhar de qualquer lugar, muitas pessoas estão trabalhando em home office, será que realmente o espaço físico de um escritório não vai mais existir no futuro?

Quando eu avalio essa lista das habilidades publicadas no Fórum Econômico Mundial e observo o panorama das relações humanas, acredito, sinceramente, que não vai deixar de existir o espaço físico. Isto porque as pessoas precisam das trocas, das interações e do convívio. É assim que surge a criatividade e a Inovação.

Ambientes de trabalho mais empáticos

Precisamos trabalhar mais as questões emocionais e por isto retorno ao tema empatia. Reforço que a empatia (com o meu olhar de arquiteta) tem que ser uma ação muito frequente entre as pessoas que trabalham juntas, mas também uma ação vivenciada por quem desenvolve os projetos dos ambientes de trabalho. Só assim é possível criar espaços mais empáticos para as pessoas que ali vão passar muito tempo, se relacionar, criar e inovar…


Gostou do conteúdo? Então leia também: Empatia, compaixão e altruísmo: unidos pelo amor ao próximo!


CAMPANHA PRATIQUE EMPATIA

Entre os 6 a 22 de dezembro, nossos autores parceiros estarão publicando diariamente conteúdos sobre empatia, cada um dentro de sua área de saber, compartilhando aprendizados, histórias e experiências que possam inspirar e despertar a empatia. Acompanhe!!!

empatia


MAPA DA EMPATIA

Nós do nCiclos queremos inspirar o movimento transformador em sua vida e – para isso preparamos um MAPA DA EMPATIA para você seguir o passo a passo e colocar a empatia em prática, ampliando os fios da conexão humana.

O Mapa da Empatia pode ser baixado para ter com você e consultar sempre que desejar.

 

Priscilla Bencke
Priscilla Bencke
Arquiteta especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho e Consultora Internacional em Qualidade em Escritórios “Quality Office Consultant”. Idealizadora da QUALIDADE CORPORATIVA Smart Workplaces, um conceito de espaços de trabalho inteligentes que vão além da beleza estética, melhorando o bem-estar, a qualidade de vida, assim como a produtividade dos usuários. “Hoje, vivencio todo o dia o prazer de compartilhar conhecimentos e propor soluções para ambientes que impactam de forma positiva na saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas. Cumprir com esse propósito é o que me motiva e me faz seguir nessa jornada!” Saiba mais sobre Priscilla
0