Surgido no século XV, o Halloween tem sua origem na cultura Celta e tinha como objetivo espantar fantasmas. Eles acreditavam que as pessoas mortas durante o ano, voltavam no dia 31 de outubro para possuir os vivos.
A forma que eles encontraram para escapar da maldição era assustar os maus espíritos apagando as fogueiras, deixando as casas indesejáveis com ornamentos amedrontadores, vestindo roupas esfarrapadas e saindo pelas ruas fazendo muito barulho.
Esta festividade pagã se espalhou pelo mundo, se tornou tradição em diversos países, ganhou nova roupagem com a mistura de culturas e hoje pouco conserva da sua origem.
No Brasil, como não poderia ser diferente, a festa que temia os mortos terminou em carnaval! No Dia das Bruxas as pessoas se fantasiam para se divertir e espantar os seus fantasmas. Uma miscelânea de festa, misticismo, natureza e romance. Este pode ser o motivo de sua grande popularidade.
Diz a lenda que para encontrar uma bruxa basta vestir roupas do avesso e andar de costas na noite de Halloween, será? Talvez seja um bom momento para olhar para dentro, encontrar as suas próprias “bruxas”, assumir o que elas têm de melhor e botar o resto pra fora.
E o que está além das fantasias cuidadosamente elaboradas (ou improvisadas), ambientes decorados e festas animadas? Os elementos, simbolismos e significados do Halloween tornam esta comemoração ainda mais interessante e fazem um convite para refletirmos sobre o quanto os nossos “fantasmas” são tão assustadores assim… Às vezes são apenas “Gasparzinhos”, fantasminhas camaradas que existem para nos ajudar a encarar nossos medos, angústias e ansiedades.
Solte as suas bruxas e aproveite o Halloween para espantar as más energias e a negatividade que, por vezes, insistem em nos possuir. Conheça um pouco mais sobre os símbolos e cores desta festa e se inspire para uma vida menos assombrada.
Representa a sabedoria e a fertilidade.
Simboliza o poder feminino e faz a limpeza da energia negativa da vida.
Enxerga além, capta a distância através da energia. Tem uma visão que vai além das aparências conseguindo perceber o íntimo das pessoas.
O que para uns tem significado de má sorte, é o símbolo de recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade.
Os fios que tecem as teias do destino, o meio, o caminho e suporte para seguir e a proteção.
É a fruta é associada aos deuses do amor. Também considerada o símbolo de vida.
Representa a luz que clareia os caminhos.
Representa a sabedoria e a magia do feminino.
Serve para depositar moedas e bilhetes. As moedas devem ser doadas aos que realmente precisam e os bilhetes devem ser queimados para que os desejos sejam atendidos rapidamente. A fumaça libera os desejos no universo.
Laranja: é a cor da energia e vitalidade. Incentiva a expansão, criatividade, entusiasmo e otimismo. Promove mudança, dinamismo e prosperidade.
Roxo: simboliza magia, fantasia, mistério, espiritualidade e sabedoria. É uma cor que transmite bem-estar e acalma
Preto: cor favorita dos magos, feiticeiras, bruxas e sacerdotes pode representar para alguns tristeza e luto, mas simboliza tradição, curiosidade, profissionalismo e poder.
Bem, acho que agora você está preparado para curtir o Dia das Bruxas!
Aproveite para nos dizer quais fantasmas você espantou neste Halloween. Deixe seus comentários e fotos no espaço abaixo. Compartilhe também nas redes sociais.
Bom Halloween!!!
Cadastre abaixo o seu e-mail e
receba os destaques do nCiclos