Organização do tempo: a chave para o bem-estar!

Autocontrole: você no comando da sua vida
8 de agosto de 2017
O Pensamento Positivo pode ser um saco vazio
10 de agosto de 2017
Mostrar todos

Organização do tempo: a chave para o bem-estar!

O que está te faltando, tempo ou organização?

No ritmo acelerado em que vivemos hoje, parece quase impossível realizar todas as tarefas que temos programado para o dia. A sensação é de que 24 horas não são suficientes. No entanto, será esse mesmo o problema? O que nos falta realmente é tempo – ou é organização?

Segundo estudos, a resposta correta é a segunda. A organização vai muito além de arrumar as roupas no armário da cor mais clara para a mais escura. A falta de planejamento causa procrastinação – o famoso empurrar com a barriga – e afeta o raciocínio. Você fica tão atrapalhado com os afazeres que perde a noção de prioridade e não sabe por onde começar.

A organização proporciona mais disposição, sensação de bem-estar, dinamismo e aumento da produtividade. Conseqüentemente,  sobra mais tempo para fazer aquilo que você realmente gosta.

Sendo assim, segue 5 dicas práticas para começar
a se organizar e aumentar o seu bem-estar:

1- Adote uma agenda

Parece óbvio, mas muitas pessoas se esquecem de anotar as tarefas e fazer uma programação. Uma orientação importante é registrar todos os compromissos em um só local (seja uma agenda física ou um aplicativo digital), para não se perder.

2- Estabeleça metas atingíveis

Quando a expectativa é muito alta, você acaba se frustrando. Seja realista e se comprometa apenas com as tarefas que você sabe que conseguirá cumprir naquele tempo determinado. Antigamente, era possível fazer mais coisas em menos tempo. Hoje, é preciso considerar o trânsito, tempo de deslocamento e possibilidade de imprevistos.

3- Limite o uso das redes sociais

Elas tiram o foco e dificultam a retomada da linha de raciocínio. Durante o dia, desative as notificações de e-mails, Facebook e outros. Estabeleça um horário no dia só para isso.

4- Crie o hábito de fazer listas

As listas têm o objetivo de evitar que você relembre rotinas que já pensou um dia. Se você tem o costume de viajar à praia, por exemplo, deixe a relação de itens a serem levados salva no computador. Faça o mesmo com a lista de supermercado, materiais escolares dos filhos, etc.

5- Limite seu horário de trabalho

 Muitas vezes precisamos de horas extras para conseguir cumprir todas as prioridades do dia. Isso acontece porque sabemos que temos esse tempo adicional. Se fosse uma obrigação sair exatamente do seu horário (quando as luzes do escritório são apagadas, por exemplo), com certeza você seria mais centrado e, logo, mais produtivo. Experimente criar esses “limitadores” para você no dia a dia.

Clique aqui para ler os demais artigos da Sharon

Sharon Sarah Sachs Feder
Psicóloga formada pela Brown University (EUA) e Coach de Saúde e Bem-Estar. Sócia e diretora administrativa da Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar.

“Transformar a realidade que atuamos para incluirmos novos modelos de gestão de saúde que sejam mais eficientes, empáticos, mensuráveis e personalizados. ”

Saiba mais sobre Sharon

Sharon Sarah Sachs Feder
Sharon Sarah Sachs Feder
Psicóloga formada pela Brown University (EUA) e Coach de Saúde e Bem-Estar. Sócia e diretora administrativa da Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar. “Transformar a realidade que atuamos para incluirmos novos modelos de gestão de saúde que sejam mais eficientes, empáticos, mensuráveis e personalizados. ” Saiba mais sobre Sharon
//]]>