No texto de hoje falaremos um pouco sobre ser produtivo. Terminei de ler o livro Trabalhe 4 horas por semana: Fuja da rotina, fique onde quiser e fique rico, do autor Tim Ferriss, que promete ser um guia para um novo estilo de vida para quem quer trabalhar menos e viver mais. Recomendo e muito e a leitura do livro.
Os conceitos que ele mais defende são o trabalho remoto, a automatização dos processos de trabalho e as mini aposentadorias (grandes períodos de viagem contemplativa ao longo da vida ao invés de esperar para o final).
Como eu falei no nosso primeiro artigo aqui, Planejamento, organização e autoconhecimento estão sempre na nossa pauta em busca de desenvolvimento pessoal e produtividade com propósito.
Use essa dica com bom senso. Mas é basicamente o “Vai lá e faz” quando você tem um projeto em mente. Ele diz que é mais fácil, caso dê algo errado, simplesmente pedir desculpas do que correr o risco de ter uma autorização negada. É preciso correr riscos para mostrar os resultados.
Apesar dessas palavras parecerem sinônimos, existe uma diferença muito importante entre elas. Ser eficiente é “fazer certo as coisas” e ser eficaz é “fazer as coisas certas”. Por isso prefira fazer o que é eficaz ao invés de fazer coisas desimportantes de forma eficiente.
Isso vale para muita coisa. Ocupa tempo, espaço e energia na sua vida e não dá nenhum retorno? Elimine. Para analisar isso você pode usar a Lei de Pareto. Basicamente diz que em tudo o que fazemos, há sempre 20% das atividades que vai entregar 80% dos nossos resultados desejados. Procure e dê atenção a esses 20% na sua vida pessoal e profissional para ser mais produtivo.
Uma outra técnica bastante conhecida é a Lei de Parkinson, que diz que o trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização. Em vez de dar a si mesmo uma semana para concluir um projeto e acabar se perdendo em solicitações extras nesse meio tempo, divida ele em atividades menores, e defina vários prazos durante a semana para acabar com eles. Usando a restrição de tempo como sua aliada, você irá realmente criar mais liberdade para si mesmo, e não menos.
O planejamento é fundamental. Como falamos, manter o foco nas coisas importantes do seu dia vai economizar tempo e energia. Isso deve refletir na sua lista de tarefas, crie um sistema visual para deixar claro quais são as suas prioridades do dia.
Hoje vivemos com uma sobrecarga de informação. É preciso saber filtrar. Se são informações que não são importantes para o que você precisa ou que não é possível fazer nada a respeito delas, ignore.
Aqui ele dá a sugestão de usar respostas automáticas para filtrar os e-mail e avisar as pessoas os dias e horários que você estará acessível para responder, incluindo um número de telefone para caso a questão for realmente urgente.
Isso diminui o tempo gasto em preparação. Pague todas as contas de uma só vez, tenha um horário estipulado para responder todos os e-mails recebidos ao longo de 24h, etc.
Com o mundo altamente conectado, a facilidade de acesso comunicação tornou todo contato e assunto algo emergencial, aumentando as interrupções e solicitações. Mas não são de fato emergenciais. Se permita não precisar estar o tempo todo disponível e filtre os contatos.
Elimine o que não funciona bem, automatize o que for possível (respostas, pagamentos, processos de venda,…) e terceirize o trabalho essencial que não pode ser automatizado, mas que você não precisa gastar seu tempo nele.
Aprecie mais ao invés de fazer mais. Permita se dar um tempo para um hobbie ou simplesmente caminhe sem pensamentos. O tempo de ócio é um importante momento para estimular a criatividade.
Por servir ele define que é causar impacto positivo no mundo. Seja das pessoas, dos animais ou no meio ambiente.Tenha uma causa, seja gentil, faça algo com propósito de transformação.
Isso ajuda tanto na criatividade para o trabalho, quanto no controle para que você não acabe trabalhando sem limite.
A busca pela perfeição é um fator que aumenta muito a ansiedade e paralisa ao invés de motivar para a realização de fato. Não perca tempo com mil opções que não fazem diferença para o seu propósito. Busque o foco, objetividade e prática.
Espero que tenham gostado! Se tiverem mais alguma dica ou recomendação de livro deixe nos comentários. =)
Leia também: Como realizar seu planejamento pessoal em 5 passos universais
Cadastre abaixo o seu e-mail e
receba os destaques do nCiclos