Você sabia que nossa alimentação tem relação com diversos tipos de câncer? Pois é! Muitas pessoas não sabem, mas alguns alimentos podem aumentar o risco de desenvolver essa doença, enquanto outros podem nos ajudar a evitá-la.
Vamos conhecê-los?!
Dia 04 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer, então vamos aproveitar a oportunidade para falar sobre a alimentação e câncer. Mas por que vamos falar sobre isso? Segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer – órgão do Ministério da Saúde que desenvolve e coordena ações para prevenção e controle do câncer no Brasil – a alimentação inadequada é considerada a segunda causa de câncer que pode ser prevenida, atrás apenas do cigarro, e é responsável por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil.
Ou seja, nossas escolhas alimentares são MUITO importantes. Os estudos comprovam que uma alimentação rica em alimentos naturais vegetais e pobre em alimentos ultraprocessados pode prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo!
Confira abaixo algumas estratégias que atuam em nosso favor e diminuem a chance de desenvolver essa doença:
Esses alimentos contêm vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras que atuam contra diferentes tipos de cânceres. Se puder, opte por alimentos de cultivo agroecológico ou orgânico, mas se não for possível, existem evidências de que os benefícios desses alimentos na prevenção do câncer superam os malefícios do consumo com resíduos de agrotóxico. Uma boa estratégia para não sobrecarregar o corpo com o mesmo tipo de agrotóxico e ainda ter nutrientes diferentes no prato é sempre escolher alimentos de cores variadas.
As carnes vermelhas como de boi, porco, cordeiro e bode, possuem grandes quantidades de ferro heme, nutriente essencial ao corpo, mas que, em excesso, pode ter efeito tóxico sobre as células e aumentar a chance de desenvolver câncer. Alterne o consumo com peixes, aves e ovos.
As temperaturas muito elevadas utilizadas para preparar carnes (vermelhas ou brancas) fritas ou grelhadas e a fumaça do churrasco formam compostos químicos que são cancerígenos e aderem à superfície das carnes. Prefira carnes cozidas no vapor, ensopadas, guisadas ou assadas.
Carne processada é aquela que tenha sido transformada por salga, cura, fermentação, defumação e outros processos para realçar sabor ou conservar, como: presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru, hambúrguer, etc. As substâncias presentes na fumaça da defumação, os conservantes (como os nitritos e nitratos) e o excesso de sal (sódio) podem provocar o surgimento de cânceres de estômago e intestino.
Alimentos que sofrem elevado processamento pela indústria, como aqueles prontos para consumo, prontos para aquecer e bebidas açucaradas, possuem altas concentrações de açúcar, sódio e/ou gordura, além de aditivos industriais. O excesso de sódio, como já dissemos, aumenta o risco de desenvolver câncer e a alta densidade energética (calorias) desses alimentos contribui para o excesso de gordura corporal, que é um fator de risco para diversos tipos de câncer. Exemplos de alimentos ultraprocessados: chocolates, bolachas recheadas, refrigerantes, misturas para bolo, barras “energéticas”, sopas em pó, macarrão “instantâneo”, produtos congelados e prontos para aquecimento como massas, pizzas, hambúrgueres e nuggets, fast foods, etc. Prefira alimentos mais naturais e preparações caseiras.
A maioria dessas bebidas, principalmente aqueles à base de cola, contém a substância 4-MI (4-metil-imidazol), classificada como potencialmente cancerígena pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC). Esse composto é um subproduto do corante caramelo IV presente nessas bebidas.
No site do INCA você encontra mais hábitos importantes para a prevenção do câncer e pode acessar publicações, legislação e vídeos sobre o tema. Todas as informações divulgadas pelo INCA são baseadas nos relatórios do Fundo Mundial para Pesquisa contra o Câncer (WCRF) e do Instituto Americano de Pesquisa em Câncer (AICR), entre outras pesquisas científicas confiáveis.
Não espere a doença acontecer para mudar seus hábitos de vida. Prevenir é sempre melhor do que remediar!
Acompanhe nossas próximas publicações na nCiclos ou escreva para nós: neusa@nbnutricao.com.br e bianca@nbnutricao.com.br. Até a próxima!
Aproveite para ler este conteúdo também: Comida, diversão e conversa nas refeições em família
Cadastre abaixo o seu e-mail e
receba os destaques do nCiclos