A juventude de hoje têm uma vida extremamente agitada; com mil e uma atividades que preenchem todo o seu tempo, bombardeados com informações e cobranças de todos os lados.
O mundo virtual abriu para essa geração um universo ilimitado de informações. As redes sociais permitem o compartilhamento de todo tipo de assunto, os jogos virtuais abrem a mente para o raciocínio de uma forma impressionante. Assim, nunca os jovens tiveram tantas chances de desenvolver suas inteligências.
Dentro deste contexto, há um aspecto que é deixado de lado: o verdadeiro conhecimento interno. A juventude cada vez sabem mais do mundo exterior e menos de si mesmos.
Quando chega o momento do ENEM e do Vestibular ele se depara com o Grande Dilema: E agora? O que fazer? que caminho escolher? O que tem a ver comigo?
Para uma escolha assertiva da profissão é preciso parar e entrar para dentro de si. Sabe–se que assertividade será maior quanto mais profundo for o processo de se conhecer. É preciso criar oportunidades para isso, já que o cotidiano os empurra para uma vida de agitação e os afasta do autoconhecimento. Por isso, hoje em dia os processos de orientação profissional e coaching de vestibular são determinantes para este momento, como uma das formas do jovem acessar suas verdades pessoais.
A conclusão do ensino médio representa não somente o fim de uma etapa acadêmica, mas também um momento importante que os estudantes precisam definir qual curso escolher. Afinal, é a escolha do curso superior que vai direcionar a carreira do jovem.
O grande desafio das escolas, durante o Ensino Médio, é preparar os alunos para o ingresso nas boas universidades. A apresentação de extenso conteúdo que deve ser absorvido pelos alunos e o cumprimento de uma carga horária também extensa impossibilitam uma orientação profissional dentro da grade curricular das escolas.
Por isso, as escolas, conscientes da importância da orientação profissional normalmente incentiva os jovens a participarem mostras, feiras de profissões ou indicam empresas ou profissionais que trabalham com este serviço. Atualmente, existem três opções disponíveis no mercado:
A partir de perguntas que checam o perfil e características de cada um, dão respostas de áreas profissionais de afinidades, de acordo com as respostas dadas. Os testes vocacionais são pouco usados devido a pequena participação dos jovens nos mesmos.
Vai além dos testes vocacionais, incorporando a eles conversas, busca de conhecimento do cliente e pesquisa de profissões para que seja dada uma resposta mais aprofundada quanto às áreas de interesse encontradas.
É um processo que vai ainda mais fundo, utilizando a Maiêutica Socrática, favorecendo o jovem a encontrar a Verdade dentro de si mesmo. “ Conheça–te a ti mesmo “. Além de ferramentas modernas de Orientação profissional da Biografia Humana, da Psicologia Positiva e da Programação Neuro Lingüística, afim de que a resposta profissional seja encontrada pelo jovem, a partir de suas descobertas pessoais, e não simplesmente oferecidas prontas por um teste vocacional. Desta forma o jovem tem a chance de mergulhar em si, se conectar com seu propósito de Vida e diante de suas verdades, fazer suas escolhas e elaborar o seu Projeto de Vida.
É fácil encontrar testes vocacionais na internet. Porém é difícil filtrar aqueles que realmente possam trazer alguma contribuição ao estudante. Procurar sites educacionais confiáveis é fundamental. E quanto aos bons profissionais de orientação profissional, a melhor forma de encontrá-los é através das indicações das escolas ou de pessoas de sua confiança.
Enfim, apoiar, incentivar e estar junto da juventude nesta fase é essencial!
Ouça também o Podcast: Que curso tem a ver comigo? Enfrentando o dilema da escolha profissional
Cadastre abaixo o seu e-mail e
receba os destaques do nCiclos