O vestido branco, o altar, a igreja cuidadosamente decorada… Não importa a religião, a raça, o país: mulheres no mundo todo sonham com o momento do tão esperado “sim”. Há quem ainda prefira a cerimônia convencional, luxuosa, com muitos convidados e refeições preparadas por renomadas cozinhas. Mas aos poucos, os noivos estão dando preferência a um casamento tradicional de um jeito moderno.
Além de revolucionar a relação de compra e venda, a busca por informação e entretenimento, a internet trouxe mudanças até para esse ritual. A grande vantagem é a economia: fica muito mais fácil pedir aos convidados para confirmarem presença online do que contratar uma pessoa para ligar para toda aquela lista e confirmar quem vai ou não.
A forma de presentear também mudou: as páginas personalizadas, com fotos do casal, agora trazem a possibilidade de adquirir online o presente dos noivos. Dá para comprar cotas de passeios, pagar uma noite da lua-de-mel em um hotel bacana ou parte de um fogão, se não conseguir comprá-lo inteiro! E os noivos não precisam gastar tempo e sola de sapato indo de loja em loja para criar listas de presentes que nem sempre são seguidas pelos convidados.
Aquelas listas com mais de 400, 500 convidados são cada vez mais raras. Casar é muito caro e aos poucos as pessoas começam a entender que não é preciso sair convidando o mundo todo para a cerimônia. É um momento muito especial, íntimo, que muita gente prefere manter entre amigos mais próximos e família. Os trajes também vão ganhando mais simplicidade e elegância e a ostentação aos poucos dá lugar a um casamento original e autêntico, que expressa a personalidade dos noivos. É a realização do casamento tradicional de um jeito moderno.
O casamento hoje tem tantos novos formatos que até os nomes mudaram:
O mini wedding é a cerimônia realizada para até oitenta convidados, em espaços menores. Não é preciso um grande salão e só as pessoas que fazem parte da história e da vida íntima do casal participam.
O destination wedding é o casamento que acontece em um destino turístico, no Brasil ou no exterior. A alta sociedade costuma optar por esse formato. Geralmente os custos da viagem de alguns convidados são pagos pelo casal. Neste tipo de cerimônia, os bufês luxuosos e requintados são substituídos por eventos em praias paradisíacas.
Já o branding de casamento conta com um especialista em marketing e design que têm como missão criar uma marca pessoal para os noivos. Assim, o champanhe, o convite, as lembracinhas e até os uniformes dos garçons são pensados e feitos de forma personalizada, refletindo a identidade dos noivos.
Outra novidade é a entrada de empresas de catering nos bufês de casamentos. Sabe aquela marmitinha que companhias aéreas costumam dar em longos voos? Então, algumas dessas companhias que fornecem esse tipo de comida também preparam um cardápio sob medida para os noivos. Geralmente os pratos são preparados em estações no meio do salão de festas.
Não, não – longe disso! Nem todo mundo quer um casamento tradicional de um jeito moderno. Se o casal tem condições financeiras de realizar uma festa enorme, por que não? Muita gente não abre mão de ter um momento grandioso. Mas mesmo nessas situações, as listas de convidados também estão ficando cada vez mais enxutas e os vestidos de noiva também costumam ser repaginados: aquele modelo que por anos foi inspirado nas princesas europeias agora é elegante, mas simples. Mesmo nos casamentos tradicionais, há muitas noivas que alugam o vestido em sites de economia compartilhada.
Se você pretende fazer um casamento tradicional de um jeito moderno e quer ter novas ideias de como economizar sem perder o glamour, fale com a gente! Você também pode indicar aquela amiga que já faz planos para o altar no próximo ano. Entre em contato que a gente ajuda você a planejar esse grande dia.
Cadastre abaixo o seu e-mail e
receba os destaques do nCiclos