O estresse faz parte da vida e em doses adequadas ele é útil e positivo. No entanto, nos últimos tempos os seus níveis têm se elevado não só no Brasil, mas no mundo. Isto é muito preocupante, pois pode provocar sérios problemas na vida profissional, familiar, na esfera social e na saúde, podendo levar até à morte.
Um estudo realizado nos EUA pela Harvard Business School aponta que 80 % das consultas médicas nos últimos anos têm vínculo com o estresse. Pesquisas revelam que ele está associado ao desenvolvimento de uma série de doenças como o câncer, depressão, diabetes, hipertensão e infartos.
Cerca de 70% dos brasileiros ativos no mercado de trabalho sofrem sequelas do nível de estresse elevado e os prejuízos diretos e indiretos, inclusive decorrentes de adoecimento físico e emocional, são cada vez maiores.
Além de ficar atento aos seus sinais e sintomas para tomar ações que interrompam o processo, é fundamental que você identifique o que tem gerado estresse na sua vida, pois se temos consciência do que nos afeta podemos fazer algo a respeito.
1 – IDENTIFIQUE: o que te estressa? Liste tudo que tem preocupado, aumentado a sua ansiedade, causado tensão, nervosismo ou irritação nos últimos tempos.
2 – REFLITA: como você tem reagido e lidado com cada item?
3 – AVALIE: quanto as suas ações e reações (concretas ou subjetivas) têm contribuído realmente para resolver o problema ou diminuir o seu nível de estresse?
4 – FAÇA UM BRAINSTORMING: Reflita e procure descobrir alternativas e possibilidades para lidar com o que está acontecendo de uma forma diferente e mais eficiente.
5 – TESTE E FAÇA DIFERENTE: coloque em prática as principais ações que você listou e analise os efeitos e resultados. Lembre-se: se você quer um resultado diferente, precisa fazer algo diferente.
6 – FORME TIMES: identifique quem são as pessoas que podem te ajudar a superar cada dificuldade ou desafio listado no item 1. Suporte e apoio fazem uma enorme diferença.
Mesmo que você descubra que não pode ter ações diretas sobre as situações, existe algo que está ao seu alcance: mudar a forma de encarar e enxergar a questão. Alguns desafios da vida podem ser difíceis, mas também são grandes oportunidades de aprendizado e crescimento.
Ampliar a autoconsciência, mudar o seu estilo de vida e se cuidar física e emocionalmente são aspectos que também agregam para que você consiga enfrentar e superar os desafios da vida de uma forma mais saudável e equilibrada.
Cadastre abaixo o seu e-mail e
receba os destaques do nCiclos