Reiki – recompondo a energia e promovendo a harmonização

Trabalho: realização e satisfação ou somente obrigação?
30 de maio de 2018
Sustentabilidade no prato: comer é um ato político!
4 de junho de 2018
Mostrar todos

Reiki – recompondo a energia e promovendo a harmonização

Para definirmos o que é Reiki, primeiro é necessário saber o que é energia, uma vez que Reiki é uma técnica japonesa traduzida como energia universal e vital. É o processo de encontro destas duas energias, formando o binômio Rei e Ki.

No século XX, segundo Gerber e Wytias, a física moderna de Einstein tornou-se base do paradigma holístico ao comprovar que matéria é igual à energia (E = mc2), e que tudo no universo é constituído por fótons, que em grego significa luz, inclusive a mente e o pensamento.

 

Reiki é uma prática integrativa e complementar em saúde que se adapta perfeitamente aos novos paradigmas de saúde, que inclui consciência, corpo, mente, emoção e, principalmente, a prevenção.

É uma técnica complementar à medicina alopática ou homeopática. Adapta-se a qualquer cultura, raça, credo, seita ou idade.

Reiki é uma das 19 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) que compõem a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. A essência das PICs diz respeito ao processo do cuidar, pois visam complementar esse processo com técnicas que se direcionem para as dimensões do corpo, mente e emoção do ser humano.

Toque terapêutico

O toque terapêutico do Reiki, como método integrativo e complementar em saúde, que utiliza posições básicas e auxiliares no tratamento, tem sua essência no sistema de autorresponsabilidade, no qual o assistido é responsável pela sua saúde.

Reiki, para Barnett & Chambers, encoraja o funcionamento integrado e potencializado dos sistemas de cura do corpo. Estudos mostram que um profundo estado de relaxamento age através do sistema nervoso autônomo para diminuir a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, e para aliviar a tensão e a ansiedade. Esse estado de relaxamento também aumenta as habilidades do sistema imunológico e estimula a produção de endorfinas no cérebro, um analgésico natural que age diminuindo a percepção de dor e cria um estado de bem-estar.

Cadastre abaixo o seu e-mail e receba os destaques do nCiclos

Equilíbrio energético

Quando se realiza o tratamento com Reiki, há uma recomposição da energia desgastada, realinhamento, ativação e desbloqueio dos chakras (centros de forças que mantém o corpo físico em equilíbrio energético), promovendo a harmonização e cura em todos os seus níveis, de forma gradual e uniforme.

Para utilizar a técnica adequadamente é necessário que o reikiano (pessoa habilitada a aplicar o Reiki) realize a formação ministrada por um mestre em Reiki. O Reiki serve tanto para a autoaplicação como para o tratamento de outras pessoas, permitindo um processo de crescimento contínuo e permanente.

O Ministério do Trabalho reconhece a técnica Reiki como profissão isolada dentro das atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana desde janeiro de 2007.

“Humanização e Acolhimento”

Por ser uma profissão de cunho holístico, Reiki promove a humanização da assistência. Por isso, torna-se sensato a utilização desta prática integrativa no complemento do cuidado, oferecendo mais qualidade aos serviços e mantendo, ao mesmo tempo, um custo-benefício eficiente.

Desde a implantação das PICs, em 2006, a procura e o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde a esses procedimentos cresceu. No ano de 2016, mais de 2 milhões de atendimentos das PICs foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde de todo o País.

Reiki, portanto, é um direcionador para a humanização e o acolhimento. O encontro consigo mesmo a partir do autoconhecimento, autocuidado e autopercepção, trazem sentido e possibilidade para o melhoramento das práticas de gestão em saúde. Eu, Luiza, enquanto enfermeira, mestra em Reiki e agente de implantação das PICS no SUS posso afirmar: existe um caminho amoroso no cuidado em saúde: e Reiki faz parte dele!


Aproveite para ler: Respirar para receber o fluxo da vida. Reconectar-se


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ALVES, K. B. ; TANURE, L. C. Reiki na Assistência de Enfermagem: o toque terapêutico de amor e cura na harmonização física, mental e emocional do ser humano. 2006, 160f. Monografia – Faculdade de Enfermagem, Faculdades Integradas Pitágoras, Montes Claros, 2006.

BARNETT, L. ; CHAMBERS, M. Reiki Medicina Energética: A força Universal de Vida pela Imposição das Mãos. Rio de Janeiro: Record: Nova Era, 1999. 161p.

BRAGA, R. Reiki. Rev. Sociedade Brasileira de Reiki, [Porto Alegre], [S.V], n. 1, 34p., [S.D.].

FERNANDE, E. Reiki, Karuna Reiki e Gendai Reiki: Características e Prática Terapêutica Holística. Rio de Janeiro, 2005. [S.P].

GERBER, R. Medicina Vibracional: Uma Medicina para o Futuro. 14 ed. São Paulo: Cultrix, 1998. 447p.

IBGE. Códigos ou Atividades Econômicas na CNAE, 2018 (on line). Disponível em: <https://cnae.ibge.gov.br/index.php?option=com_cnae&view=atividades&Itemid=6160&tipo=cnae&chave=8690901&versao_classe=7.0.0&versao_subclasse=9.1.0>. Acesso em 24 de maio de 2018, às 10:54 horas.

MACRI, R. Terapia Reiki no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle Unirio. Rio de janeiro, 2001. [S.P].

PALMA, A. L. Reiki Nível I: Eu me Abro e Esperto para a Energia Vital Universal. Apostila do curso de iniciação ao Reiki I. Fevereiro, 2005. 31p.

PORTAL BRASIL. SUS passa a oferecer mais 14 tratamentos alternativos, 2017 (on line). Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/saude/2017/03/sus-passa-a-oferecer-mais-14-tratamentos-alternativos>. Acesso em: 07 de janeiro de 2017 às 09:29 horas.

SALOMÉ, G.M. A Influência do Reiki no equilíbrio físico e emocional dos profissionais de enfermagem. Rev. Nursing, [S.L.], v. 83, n. 8, p.179- 184. Abril. 2005.

SARAIVA, K. V. de O. ; COSTA, L. B. ; XIMENES, L.B. Prática de Enfermagem com Terapias Alternativas em Adolescentes Grávidas. Rev. Texto contexto Enfermagem, [S.L.], v. 12, n. 2, p. 151- 157, 2003.

WYTIAS, C.A. Therapeutic Touch in a Primary Care. Nurse Pract Forum, Philadelfia (PA): Davis; 1994. 144p.


Luiza Tanure
Luiza Tanure
Coach de Saúde, Graduada em Enfermagem e Mestra em Reiki Usui & Tibetano “Vamos buscar juntos o despertar do autoconhecimento e autocuidado, a autotransformação como caminho para os relacionamentos e a autorrealização para impulsionar uma mudança no ambiente, fortalecendo o propósito de vida e a integração desse propósito com o coletivo.” Saiba mais sobre Luiza
0