Vá além do sonho – realize o seu projeto de vida!

coaching meditação
Coaching e meditação podem ser complementares?
24 de agosto de 2017
chuva
Crônica: Vagarosamente na chuva
25 de agosto de 2017
Mostrar todos

Vá além do sonho – realize o seu projeto de vida!

Sonhos, projeto de vida, pensamento

Seja na vida pessoal ou profissional, é preciso ter planejamento para definir objetivos e estimular a motivação para fazer a escolha certa. Por esse motivo, construir um projeto de vida pode auxiliar na organização de planos e categorizar as prioridades a serem alcançadas, traçando um caminho mais seguro e objetivo.

Cada vez mais o jovem urge por um propósito de vida, ou seja, uma razão, um objetivo maior a ser alcançado na vida. No ano passado a fundação Prince’s Trust realizou um estudo com cerca de 750 mil jovens britânicos e constatou que 9% não tinham um objetivo na vida, aumentando nesse grupo as chances de desenvolverem depressão, entre outros transtornos psicológicos. Em outra pesquisa realizada no Brasil pelo painel online CONECTAí, 49% dos jovens participantes expressaram que o seu maior medo é não realizar os objetivos pessoais e na sequência o medo de não ser feliz na vida (47%).

As escolhas profissionais e pessoais devem ser feitas com calma. Só assim será possível realizar as metas traçadas para o futuro em todas as áreas.

Mas você sabe por que ter um projeto de vida e como concretizá-lo?

Segue 5 dicas para começar a
traçar o seu projeto de vida:

Descubra quem você é

Esse é o ponto de partida. Você só chegará a algum lugar se souber quem é e o que quer. Veja algumas perguntas que podem ajudá-lo nessa descoberta:

Quais são meus valores básicos?

Quais são meus pontos fortes?

No que preciso melhorar?

Quais as oportunidades que poderei aproveitar?

O que ameaça meus planos?

Quanto de meu tempo vivo no passado, remoendo ou analisando fatos que já ocorreram?

Quanto de meu tempo me dedico a pensar no futuro, sonhando, imaginando, esperando e planejando?

E quanto ao presente?

Crie uma visão para sua vida

Estabeleça metas que pretende atingir e defina o período de tempo em que isso deve acontecer. É fundamental quantificar e especificar ao máximo, para depois poder mensurar os resultados. Por exemplo: “pretendo ampliar minha rede de relacionamentos profissionais de 20 para 50 pessoas, em 2 meses”. Assim poderá saber exatamente se atingiu a meta.

Coloque sua missão no papel

Seu sonho pessoal, o significado da sua vida, deve estar muito claro para você. O que pretende ser e atingir nesta vida? A quem pretende fazer bem ou mal? Não se trata de objetivos como “estudar inglês” ou “comprar minha casa”, mas sim do que você espera da vida.

Se Organize e Gerencie seu Tempo

Por mais que grandes projetos possam intimidar, analise o seu de forma crítica. Reserve um tempo e defina tudo que você pretende fazer e de que maneira isso poderá ser alcançado. Coloque tudo em um papel e organize seus pensamentos. Gerencie seu tempo. Nos dias de hoje, parece impossível nos organizar e gerenciar nosso tempo pois o tempo parece voar diante de nós. Porém, é possível e fundamental, já que isso significa gerenciar a própria vida.

Determine Prazos

Depois que você tiver uma ideia organizada do seu projeto de vida, combine prazos para que você cumpra cada fase necessária. Analise cada uma das etapas e defina esses prazos de acordo com a dificuldade de cada uma delas, mas mantenha em mente o prazo final, quando você gostaria de realizar este projeto.

Clique aqui para ler os outros artigos de Sharon Feder

Sharon Sarah Sachs Feder
Psicóloga formada pela Brown University (EUA) e Coach de Saúde e Bem-Estar. Sócia e diretora administrativa da Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar.

“Transformar a realidade que atuamos para incluirmos novos modelos de gestão de saúde que sejam mais eficientes, empáticos, mensuráveis e personalizados. ”

Saiba mais sobre Sharon

Sharon Sarah Sachs Feder
Sharon Sarah Sachs Feder
Psicóloga formada pela Brown University (EUA) e Coach de Saúde e Bem-Estar. Sócia e diretora administrativa da Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar. “Transformar a realidade que atuamos para incluirmos novos modelos de gestão de saúde que sejam mais eficientes, empáticos, mensuráveis e personalizados. ” Saiba mais sobre Sharon
//]]>