Esta é uma relação complexa ou uma relação que se completa? Diria que ambas estão corretas. As duas áreas agregam e se completam. Considerada cada vez mais estratégica e importante para o negócio a Gestão de Pessoas tem como desafio agregar valor à organização e às pessoas. Desenvolver políticas de atração e retenção de talentos e aumentar a produtividade. Mas, vale lembrar, que todo negócio precisa de dinheiro para assegurar a sustentabilidade financeira e social. Necessita de pessoas talentosas e engajadas que inspirem, ofereçam suporte para o alcance das metas empresarias e criem o diferencial competitivo para a organização.
Claro que isso nem sempre foi assim. No passado, por volta dos anos 30, quando existia apenas o departamento de pessoal, burocrático e focado nos controles; as organizações eram divididas em setores geradores de receitas, (atividades-fim), como a área de Finanças e os causadores de custos e despesas (procedentes das atividades-meio), como o RH. Nessa época o sentimento predominante entre Pessoas e Finanças era conflitante e próxima do ódio.
Com a evolução da área, especialmente com a chegada do “planejamento estratégico”, que promoveu a reflexão da gestão e a discussão dos objetivos, missão e valores, as áreas de Finanças e Gestão de Pessoas compreenderam a importância de se construir alianças. Assim, assumiram o protagonismo de agentes de transformação e sucesso organizacional, fornecedoras de recursos financeiros e de pessoas, desenvolvendo uma proposta de valor, com ações estratégicas e inovadoras, capaz de satisfazer todos os stakeholders.
Como fazer isso? Uma sugestão são as soluções tecnológicas. De certa maneira os Softwares de gestão automatizam os processos, integram as bases, refinam os indicadores e promovem a comunicação. A tecnologia potencializa a tomada de decisão, elimina as tarefas manuais e rotineiras, reduz os custos e o retrabalho, liberando os profissionais para ações mais produtivas, significativas e estratégicas.
O RH não só garante um ambiente muito mais produtivo como também define as bases de confiança para que a troca de conhecimentos e experiências entre os setores aconteça.
O resultado é uma área de Gestão de Pessoas dinâmica, produtiva, com bases de confiança bem estruturada. Com pessoas satisfeitas com o trabalho, em um excelente ambiente profissional e, principalmente motivadas.
Neste sentido a pesquisa realizada por Goler e outros autores (2018), publicada na revista Harvard Business, revela as três coisas que motivam os funcionários. Elas vão muito além da pirâmide de Maslow:
Para o funcionário a carreira se expressa pelo desejo de crescer, desenvolver, ter oportunidade de potencializar os seus conhecimentos e trabalhar com autonomia, aplicando todo o seu potencial.
Necessidade de expressar-se e ser ouvido, ser respeitado. Isso gera a sensação de conexão e de pertencimento. Este sentimento é criado pelos valores, sendo o principal, o respeito. Pela identificação de objetivos compartilhados, reconhecimento, diálogo, cumplicidade, objetivos, orgulho e engajamento.
Relaciona-se com propósito, com a sua essência. O que faz sentido, gera orgulho. Perceber que você causa um impacto significativo, identificado à missão da empresa, e acreditar que isso produz algo de positivo para o mundo.
Segundo a pesquisa de Goler, Harringto e Grant. (2018), quando se trata do emprego ideal, a maioria busca uma carreira, uma comunidade e uma causa. Esses são os motivadores fundamentais, independente da idade, da profissão, do setor de trabalho ou da localização geográfica.
Podemos concluir que a conexão entre Pessoas e Finanças é um dos segredos do sucesso. Pois, neste jogo o que prevalece é o ganha-ganha. Ganha o negócio, ganham as pessoas e os stakeholders. Essa colaboração gera resultados mais sustentáveis e maximiza o aproveitamento das oportunidades.
E você, concorda que Pessoas e Finanças são um dos segredos do sucesso? Deixe seu comentário no espaço para discussão, logo abaixo da página. Compartilhe suas experiências, sua opinião conosco. Vou adorar ler o seu comentário.
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