O tema envelhecimento tem sido amplamente repercutido, pois os seus efeitos para a sociedade são consideráveis, especialmente no que diz respeito à saúde. Com o aumento da longevidade, o desafio é viver mais, de forma mais saudável e com maior qualidade de vida.
Hoje em dia, as pessoas estão muito mais atentas a sua saúde e um dos fatores que contribui fortemente para isso é a maior disponibilidade de informação. Isso faz com que elas tenham uma percepção da importância e do impacto disso no seu processo de envelhecimento. A autopercepção é multidimensional e influenciada pela capacidade de o indivíduo responder às demandas da vida cotidiana.
Essa percepção tem feito com que as pessoas busquem pela sua saúde e não apenas queiram ter saúde. O “gostaria de” é apenas um desejo, temos que querer para poder ganhar e para isso se faz necessário realizar diversas ações.
Antes dos trinta anos, em condições normais, os mecanismos de preservação do corpo trabalham de forma efetiva, porém, se um indivíduo jovem agride intensamente o seu corpo, com bebidas, drogas, noites sem dormir, má alimentação, etc., esse mecanismo de reparação pode não dar conta da tarefa e os danos começam a se acumular, infelizmente é muito comum vermos jovens, cada vez mais cedo, ingressarem em um processo precoce de envelhecimento.
A partir dos 30 anos de idade o organismo humano começa a entrar, de forma natural, em desorganização, em perda gradativa da saúde. Na biologia do nosso corpo, vários fatores concorrem para isso, como a diminuição dos hormônios, a diminuição da massa muscular, diminuição da capacidade cardíaca, entre outros. Explicando melhor, seria como se estivéssemos em uma escada rolante que desce, começamos no topo e sem qualquer esforço a escada vai descendo, nos levando para níveis mais baixos de saúde.
Aos 40 anos a inclinação começa a ganhar mais intensidade, a musculatura corporal nessa fase começa a diminuir até 1% ao ano, esse percentual de perda começa também a aparecer em todas as outras funções, sejam elas sistêmicas ou metabólicas, ou seja, essa é a manifestação do envelhecimento.
É simples, temos que ter um estilo de vida mais saudável, que nos forneça recursos para desacelerar a “descida da escada rolante” e ainda melhor, que possa nos fazer subir as escadas, indo no sentido contrário, melhorando, minimizando ou até mesmo retardando os efeitos do envelhecimento.
Mas atenção: é impossível conquistar e manter um nível superior de saúde utilizando apenas um único recurso. Por exemplo: nenhuma dieta, regime ou programa de emagrecimento funciona em longo prazo, sozinho, porque foi utilizado apenas o recurso, no caso, o da alimentação – mesmo que seja uma alimentação saudável. Quanto maior for o número de recursos utilizados e melhor for utilização de cada recurso, mais rápida será a recuperação da saúde.
Tenha plena ciência de onde quer chegar para planejar suas ações e utilização dos recursos necessários.
A perda de massa muscular impacta negativamente no processo de envelhecimento.
Faça os famosos exercícios aeróbicos, a caminhada é um bom exemplo. É recomendado 30 minutos diários de exercícios aeróbicos.
Não pense em dieta, pense em alimentação saudável, pois essa prática não tem fim.
Tenha controle sobre a sua mente, deixando-a sem atividade, acalme-se! Comece com 5 minutos por dia de meditação, você notará a diferença.
Pratique a mente atenta, tenha foco no que está fazendo no momento presente, sem se lamentar do que já passou e sem sofrer com o que ainda pode vir.
Importante ter um sono reparador para que seu corpo possa se recuperar de todos os desgastes do dia. Uma noite mal dormida faz com que você não se recupere e os danos se acumulem. Esse acúmulo de danos não reparados é um dos principais fatores para a perda da saúde.
Cadastre abaixo o seu e-mail e receba os destaques do nCiclos
Devido ao empobrecimento do solo pela prática das chamadas monoculturas, a utilização de pesticidas e agrotóxicos, os alimentos perderam muita qualidade, com consequente perda de muitos dos seus micronutrientes, que são essencial para a nossa saúde. Consulte seu médico ou nutricionista, nunca faça suplementação sem orientação.
Nosso corpo não é capaz de metabolizar qualquer tipo de substância química, mas constantemente nosso organismo tem que lidar com elas. Nós colocamos substâncias químicas para dentro do nosso corpo de 3 formas: pela boca, quando comemos alimentos industrializados, tomamos medicamentos e outros; pela nossa pele, ao passarmos cremes, xampus, protetores, etc. e também, pela respiração, quando aspirando poluição (carro, cigarro, indústrias) e seus derivados.
Andar descalço, com os pés diretamente na terra, abraçar uma árvore, tomar sol, tomar banho de mar, etc.
Você vai gostar de ler: Laços de amizade aumentam nossa expectativa de vida
Todos que querem ter mais saúde precisam fazer alguma coisa para isso, pois nós perdemos saúde sem querer, o tempo todo! O corpo tem uma tendência natural à desorganização e as nossas ações podem aumentar ou diminuir esse estado.
Para que você possa colocar em prática esses recursos de saúde, é necessário que esteja atento a alguns pontos muito importantes, pois só com determinação e organização conseguiremos alcançar as nossas metas de ganhar mais saúde e retardar os processos inevitáveis do envelhecimento.
Você precisa claramente querer ter saúde, não apenas ter um vago desejo. O que você quer conquistar? É diferente você dizer “Eu vou conquistar a melhor composição corporal possível.” ou então dizer,“Seria bom se eu tivesse um corpo melhor.” A forma de dizer é diferente. Pegue um papel, escreva sua intenção e seu objetivo a conquistar, se possível deixe escrito em um cartão de forma que você possa sempre visualizar.
Não fale do problema, fale da solução! Fale sobre o que você quer conquistar. Só existem saúde e perda de saúde, esqueça a doença. Exemplo, digamos que alguém tenha pressão alta, o certo a dizer é “Vou ficar com a pressão normal”e não dizer, “Vou curar a pressão alta.”.
Faça uma lista das várias coisas que você vai realizar para conquistar o seu objetivo. Lembre-se de escrever sobre coisas que estão ao seu alcance.
Olhe para as ações que irá realizar, lembre-se do seu objetivo, veja qual dessas ações você dedicará mais esforço. A ação para aumentar a sua saúde precisa fazer com que você saia da sua zona de conforto. Se ao olhar para o que escreveu e perceber que tudo está bom e tranquilo, refaça, reveja e tente desafiar-se. As ações para a saúde nem sempre dão prazer!
Vá um pouco a além do que você já consegue fazer, mas não pode ser muito além para que não fique impossível e lhe cause desânimo, mas também não pode ser muito fácil. Exemplo: você caminha 30 minutos, nesse tempo consegue percorrer uma determinada distância. Será que nesses mesmos 30 minutos, você consegue caminhar 100 metros a mais? Reveja as suas ações, coloque pequenos desafios.
Não é preciso saber qual intensidade aumenta a saúde, mas você se conhece o suficiente para saber se está colocando um pouco mais de intensidade, vontade no que está fazendo. Dentro das suas possibilidades, aumente gradativamente o seu limite, não se preocupe se não puder fazer muito esforço, faça sempre o que puder e o que estiver o seu alcance.
Lembre-se, a saúde não vem de graça, é preciso pagar por ela, e a moeda corrente nessa transação se chama esforço. Quanto mais você “pagar” mais receberá!
Não adianta ter ações esporádicas, elas precisam ser continuadas. Mesmo que tenha um único dia na semana, seja disciplinado, o importante é você dar o passo que pode dar, dentro das suas limitações. Faça o que estiver dentro da sua realidade e de forma contínua. Pois assim, aos poucos, você adquire o habito e logo encontrará mais tempo para as atividades.
Por exemplo: você tem a intenção de pesar 70kg, mas hoje pesa 90 kg. Nunca coloque como objetivo “Vou perder 20 kg.”, isso é negativo. Diga“Vou conquistar a melhor saúde, vou conquistar 70 kg.”. Faça por etapas, um pouco por vez e foque em eliminar os primeiros 5 kg, por exemplo. Deixe que seu corpo decida como vai te ajudar, sem criar maiores expectativas, pois a felicidade também está no caminho e não apenas no destino.
Anote, escreva os seus resultados obtidos no caminho. Isso favorece. Seus olhos precisam enxergar. Escreva“Já caminhando mais rápido”, “Já consigo percorrer 500 metros a mais em distância.”, “Já consegui eliminar 5 kg.”. Você tem que olhar para que isso possa impactar no seu inconsciente.
Gostou do tema? Então leia também: Telômero? O que isto tem a ver com envelhecimento?
Cadastre abaixo o seu e-mail e receba os destaques do nCiclos
Referências:
https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102311X2003000300011&script=sci_arttext&tlng=
http://danielsimonn.com.br/recomendados/terceira-idade/artigo3.pdf
Cadastre abaixo o seu e-mail e
receba os destaques do nCiclos