Chegaram as férias, e agora? Haja criatividade! Se você vai tirar férias com os seus filhos ou se terá alguns dias para curtir com os baixinhos e não sabe como preencher este tempo, este texto é pra você!
Sou mãe de 2 crianças e confesso que quando estavam para chegar as férias ficava com dor de estômago porque não sabia o que fazer com tanto tempo livre. Nas férias de julho, colocava a menor na colônia de férias por 2 semanas, o mais velho ficava com a minha mãe e eu tirava 1 semana com eles. Mas nesta 1 semana eu tinha que inventar programas que normalmente custavam dinheiro (e muito) para tirá-los de casa.
Agora vou apresentar algumas brincadeiras bacanas para vocês fazerem com os pimpolhos:
Busque com seu filho algo do interesse dele e comece a colecionar alguma coisa, qualquer coisa mesmo. Pergunte pra ele o que ele quer colecionar. Dos 3 aos 12 anos surgem ideias incríveis de coleção, e se você puder fazer com eles, melhor.
A vantagem de colecionar é que ajuda a criança a ser mais paciente, mais cuidadosa e insere-a no mundo da negociação (no caso de troca de figurinhas, por exemplo)
Algumas sugestões
– Coleção de tampinhas de garrafas pet
– Coleção de moedas (estimule o uso do cofrinho)
– Coleção de folhas da natureza
– Coleção de bolinhas (daquelas de máquina)
– Coleção de adesivos de frutas (você vai estimular seu filho a comer frutas, você vai ver!)
– Coleção de adesivos (compre um álbum de adesivos que vai ficar bem mais interessante!
Criar jogos de tabuleiro é muito bacana tanto para as crianças pequenas quanto para os maiores. A partir dos 5 anos de idade, a criança já é capaz de escrever os números e entender regras simples. Mais tarde os desafios podem ser maiores e vão aumentando com a idade.
Pegue uma cartolina, canetinhas, lápis de cor, tesoura, cola, régua, recortes de jornal e deixe a imaginação vir à tona. Monte o tabuleiro na cartolina e pegue uma caixa de camisa para fazer a caixa. As peças podem ser grãos de feijão, moedas, pedrinhas, o que for. Só vale pegar o dado do outro jogo. Mais nada. As ideias que surgem são normalmente variações de jogos que já existem.
Os benefícios desta brincadeira é estimular o raciocínio lógico, a criatividade e a imaginação, saber criar e respeitar regras e afastar um pouco os pequenos dos jogos online. Se eles participarem da criação do jogo, a chance de ele querer jogar é bem maior.
Labirinto, quebra-cabeça, caça-palavras, 7 erros…tudo pode ser utilizado. Pegue 4 folhas tamanho A4, dobre ao meio e grampeie. Depois é só fazer a capa e preencher o miolo da forma que você e a criança quiserem!
Faça como a revista de passatempo, e dentro faça uns quadrados e retângulos irregulares para a criança preencher com os seus desenhos. Crie a história antes com ela. Depois vocês passam para o papel.
Distribua pistas pela casa ou faça um mapa. No final, dê um prêmio para todos que encontraram o tesouro. Eles vão se divertir!
Uma mini gincana é bem legal de fazer com os pequenos. Havendo mais de uma criança em casa, faça. As provas devem incluir coisas que temos em casa:
Sugestões:
– Trazer 3 objetos de cor amarela
– Vestir-se com a roupa da mamãe e do papai
– Desenhar com lápis de olho um raio na testa
– Trazer 3 objetos do banheiro
– Recitar um poema
– Cantar uma música
– Corrida do saco no corredor
Não se esqueça de lembrar as crianças de guardarem tudo depois!
A ideia aqui é apresentar alimentos novos à criança e fazer uma tabela de carinhas, como uma competição.
Você separa 5 alimentos novos por dia e faz uma degustação com os pequenos.
Coloca na tabela abaixo do nome de cada um o nome do alimento e:
Carinha feliz se ele gostou, carinha triste se não gostou e carinha meio feliz se gostou um pouco.
No dia seguinte, insira novos alimentos junto com aqueles que eles gostaram um pouco. No final da semana, conte a quantidade de carinhas feliz e comemore. Não esqueça de inserir os novos alimentos no cardápio!
Este é muito bacana! Diverte, faz lambança e as crianças adoram!
Você pede para eles escolherem, cada um, 3 alimentos fáceis de misturar: podem ser saudáveis ou não, aí a mamãe que escolhe. Já fiz com os meus até com geleia de pimenta!
Escolha um potinho para cada um e uma colher. Depois, você pede para eles ficarem de costas (faz que nem no programa do Sílvio Santos, antigamente) e pergunta: quer este? quem disser sim, ganha o ingrediente, até completar 3 para cada um.
Você mistura os ingredientes que cada um escolheu, coloca uma venda e eles têm que adivinhar o que tem ali.
Crianças adoram coisas em que elas possam representar, ser o centro das atenções. Crie com eles um enredo, ajude-os nos ensaios e faça parte, nem que seja como plateia!
Escolha um dia da semana em que eles poderão se vestir como quiserem e também escolherão as roupas que você vai vestir.
Se não tiver vergonha, dê uma volta na quadra assim. Você vai ver que divertido!
Peça para que eles escolham os ingredientes e façam aquela bagunça na cozinha. Deixe sem regras mesmo, para eles experimentarem. Só tente orientar que sal não vai com açúcar, fruta não rola com molho de tomate…
Espero que tenham adorado as dicas! Se você as utilizar gostaria de saber como foi. Ah, se você também tiver alguma dica, pode compartilhar conosco! Deixe aqui seu comentário!
Gostou do conteúdo? Então leia também: Férias Escolares? Leve a criançada para cozinhar
Cadastre abaixo o seu e-mail e
receba os destaques do nCiclos