Todo início de ano estabelecemos metas: emagrecer 3 quilos, frequentar a academia, passar mais tempo com a família e amigos, cuidar de si.
Ao passar do tempo, estes pequenos sonhos são esquecidos até o início do próximo ano quando novamente tentamos retomar as metas do ano anterior: emagrecer, praticar atividade física, dedicar mais tempo aos filhos e companheiros, exercer o autocuidado.
Como podemos estabelecer metas que sejam realizáveis para que possamos avançar no ano seguinte?
Segue abaixo 5 critérios para estabelecer uma meta inteligente:
– Seja específico. Por exemplo, você quer praticar atividade física. Qual tipo de atividade física? O que você gosta? Dança? Lutas? Corrida?
– A meta precisa ser mensurável. Isso quer dizer que é necessário conseguir medir o progresso. Quantos quilômetros você esta caminhando, quantos quilos esta perdendo, quantos contatos irá fazer por dia no Linkedin.
– A meta precisa ser alcançável! Não adianta estabelecer uma meta de correr uma maratona se não corro nem 5 quilômetros. Comece com pequenos passos – 1 quilometro, 2 quilômetros, e assim por diante.
– Seja realista. Por exemplo, para conseguir comer 5 porções de frutas por dia preciso ir no supermercado. Para isso, é necessário planejar sua compra. Pense no passo a passo até chega no momento final, começando desde o primeiro momento (fazer a lista de compras) até a execução (comer 5 porções de frutas).
– Considere tempos determinados, não eternos. Contemple períodos curtos como semanal ou quinzenal. Uma vez passado este tempo, revise a meta. O que deu certo? O que foi difícil? E estabeleça um novo objetivo seguindo os mesmos critérios!
O importante é ter sucesso em cada meta para que sua autoestima e auto eficácia (crença que você é capaz) vá aumentando conforme as conquistas!
Gostou? Veja aqui a dica de 5 livros para te ensinar a manter o foco
Cadastre abaixo o seu e-mail e
receba os destaques do nCiclos