De uma maneira geral (há exceções), as crianças quando vão para a escola, são colocadas em um sistema unificado onde umas se adaptam e outras não. Algumas alfabetizam rápido, outras mais devagar, umas tem dificuldade em matemática outras em português, umas são mais centradas outras mais dispersas, etc. Isso não quer dizer, que as que tem embaraço em aprender matemática não irão se tornar economistas quando adultas e as que tem problemas em aprender português não se tornarão escritoras. Os pais devem que ficar atentos para não as rotular criando crenças limitadoras.
Hoje vamos entender perante a visão astrológica, como as crianças funcionam na hora de aprender. Desta forma podemos ajudá-las nas dificuldades, acolhendo e respeitando seu jeito próprio de ser. Lembrando que toda análise astrológica deve ser feita de uma forma global e não setorizada.
No nosso Mapa Astral, o setor responsável pela comunicação e consequentemente pela absorção do conhecimento, é a casa 3. As qualidades do signo que temos nesta casa nos aponta como funcionamos nesse setor. Para uma compreensão mais completa iremos abordar em outro momento, o Planeta Mercúrio que é regente desta casa e expressa a forma como nos comunicamos.
Costumam ser agitadas, divertidas e espirituosas dentro de sala de aula. Tem a tendência de impor suas ideias e liderar a turma. São impacientes e se desinteressam rapidamente, pois tem rapidez mental. Conseguem manter a atenção desde que as atividades lhes apresentem novidades e desafios, caso contrário começam a perturbar os coleguinhas. Não lidam bem com regras e podem ser rebeldes. Participar das atividades esportivas podem lhe trazer um bom equilíbrio. Gostam de ser elogiadas quando conseguem fazer o dever de casa.
Tema tendência de serem mais fechadas dentro de sala de aula e à medida que ganham segurança se dispõe a interagir com as outras. São observadoras e críticas. O conhecimento precisa de tempo para ser assimilado, pois necessitam entender todo o processo do início ao fim e não aprendem sob pressão. Disciplinas em que os professores têm paciência para ensinar, são aquelas que não apresentam dificuldades. Tem mais identidade com escolas mais organizadas e se adaptam facilmente às regras. São crianças que tem que ter tempo para fazer o dever de casa e não devem ser sobrecarregadas de tarefas extras.
São muito sociáveis, simpáticas, se adaptam e fazem amizades com facilidade. Tem intensa atividade mental, são extremamente curiosas, se interessam por muitas coisas ao mesmo tempo fazendo com que fiquem dispersas. Qualquer coisa é motivo para tirar a atenção. Conversam muito atrapalhando a aula, portanto quanto mais criativa a atividade, menos dispersão. Pedir para que elas deem ideias é uma boa tática para ativar o foco na tarefa. Se dão muito bem com os professores e adoram ajudar os coleguinhas, mas certamente um bom papo é muito melhor.
São muito sensíveis ao estado emocional da turma e dos professores. Absorvem facilmente as energias da sala de aula podendo ficar tristes ou alegres de uma hora para outra. Tem tendência de se fecharem no seu mundinho interior para se protegerem. A facilidade de aprendizado tem relação direta com a empatia pelo professor, caso contrário terão muita dificuldade. É aconselhável para essas crianças participarem de atividades artísticas dentro ou fora da escola.
Seria muito interessante se vocês pudessem utilizar dos aplicativos e dos sites confiáveis da internet para visualizar a mandala do mapa natal das suas crianças a fim de identificar os planetas, os signos e as casas. Desta forma podemos a cada texto nos aprofundar e ter um entendimento individualizado das nossas qualidades e desafios.
Cadastre abaixo o seu e-mail e
receba os destaques do nCiclos