Não adianta simplesmente mudar a foto
de perfil com a arte do “Setembro Amarelo”.
Esse assunto deve ser discutido e refletido.
Há 3 anos decidi ser mais feliz e decidi que queria fazer com que outras pessoas também fossem mais felizes através do meu trabalho.
Nessa época já entendia que a arquitetura dos ambientes impactava diretamente no comportamento humano, tanto de forma positiva, como negativa.
Lembro do dia que conversei com o pessoal do Instituto Qualidade de Vida e fiquei impressionada com os relatos de inúmeros casos de suicídio que estavam acontecendo dentro dos escritórios e que a mídia não demonstrava.
Foi então que decidi estudar mais sobre as pessoas, suas emoções e seus comportamentos. Se somos tão sensíveis, a ponto de sermos influenciados por tudo ao nosso redor, inclusive o ambiente, por que não utilizarmos do nosso trabalho para fazer com que as pessoas se sintam melhor?
Já estava mergulhada neste mundo do comportamento humano quando fui procurar por pesquisas que me demonstrassem como estavam as pessoas. Como se sentiam, como estava a saúde delas, e foi aí que me impressionei novamente, infelizmente de forma negativa.
Tive acesso ao levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), publicado no início desse ano, onde aparece o Brasil como o país mais depressivo da América Latina e ainda, como o país que tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo! Quase 10% da nossa população sofre de ansiedade!
Cenário não tão bom e que piorou quando, em junho desse ano, li a reportagem da Super Interessante com dados de pesquisas sobre o suicídio: 1 milhão de pessoas se suicidam por ano no mundo! No Brasil, todo o dia, 32 pessoas se suicidam!
Esses 32, ou outros tantos que tentam se suicidar todos os dias em nosso país, são pessoas, seres humanos, assim como eu e você. Possivelmente eles têm família, são pais, ou mães, ou filhos. Certamente são amigos, colegas de trabalho ou mesmo conhecidos de alguém que eu ou você conhecemos.
Ainda parece distante?
Esses 32 e nós, eu e você, vivemos no mesmo mundo e viemos do mesmo lugar, da mesma natureza. Somos parte de um todo e, como já mencionei, somos influenciados por tudo, inclusive por essas notícias e resultados de levantamentos. É por isso que nos impacta tanto!
Lembro de uma palestra que assisti em 2015 na Virada Empreendedora, onde foram feitas uma série de provocações sobre o futuro da sociedade brasileira. Foram apresentados dados mostrando uma tendência ao aumento dos casos de depressão em um futuro próximo. E ai nos perguntaram: “O que você pode fazer hoje para evitar isso?”, “O que as empresas podem fazer hoje para evitar casos de depressão em seus colaboradores?”.
Essas reflexões me influenciaram a criar o movimento da Qualidade Corporativa: Smart Workplaces, com o propósito de estimular, através de discussões multidisciplinares, a produtividade nas empresas através do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas!
“O que podemos fazer, hoje, para impactar pelo menos 1 das 32 pessoas que se suicidam diariamente em nosso país?”
Agradeço de coração a cada uma das pessoas que estão nessa jornada conosco, se envolvendo de alguma forma com a Qualidade Corporativa: Smart Workplaces.
Queria que o dia tivesse ainda mais horas para fazermos muito mais… Mas tenho certeza que estamos plantando a sementinha da humanização nos ambientes de trabalho e acredito muito que, de alguma forma, tem respingado nas pessoas certas.
Cadastre abaixo o seu e-mail e
receba os destaques do nCiclos