Férias escolares? Leve a criançada para cozinhar!

Alimentação
Alimentação Afetiva: Aprendendo a Saborear os Alimentos
26 de junho de 2018
Transição de carreira não deve ser um “Bicho de 7 Cabeças”
5 de julho de 2018
Mostrar todos

Férias escolares? Leve a criançada para cozinhar!

Criança, cozinhar

Cozinhar não é trabalho, é um ato de amor. E no caso das crianças, cozinhar também pode ser sinônimo de aprendizado, autonomia, prazer e, principalmente, diversão!  

Não sabe o que fazer com as crianças nas férias? Coloque esse programa na agenda: COZINHAR COM A FAMÍLIA. Vai ser um sucesso! Além disso, compartilhar o preparo da comida é uma forma simples e profunda de criar e cultivar as relações entre as crianças e seus familiares e de construir uma boa relação da criança com a comida e com o comer, desde cedo.

Confira os benefícios de levar as crianças para a cozinha:

 

Responsabilidade: a alimentação da família é responsabilidade de todos e ao levar as crianças para a cozinha, elas se sentem responsáveis e parte da rotina da família;

Desenvolvimento de habilidades e conhecimento: as crianças adoram aprender e, nesse caso, são ensinamentos úteis para a vida toda! A partir dos 2 ou 3 anos, a criança já pode adicionar os ingredientes, misturar, colocar os temperos e ajudar a colocar a mesa. Conforme vai crescendo, consegue descascar vegetais com descascador, quebrar ovos, montar saladas, até o dia em que conseguirá cozinhar sozinho, como os participantes do programa MasterChef Júnior. Além disso, é possível aproveitar para ensinar conceitos de matemática, higiene, nutrição, saúde, etc.

Melhor alimentação e valorização da comida caseira: crianças que cozinham desde cedo desenvolvem mais autonomia para comer, fazendo escolhas mais conscientes e saudáveis. Para cozinhar é preciso selecionar, tocar, sentir, cheirar, cortar, amassar e também provar o que se está preparando. Isso proporciona o contato da criança com os alimentos, geralmente mais naturais, e contribui para ampliar seu paladar, facilitando a aceitação aos alimentos novos e a valorização das preparações caseiras.

Melhor relacionamento com a família: o momento de cozinhar pode ser aproveitado para conversar sobre o dia a dia, contar histórias sobre a família ou sobre a receita preparada, o que contribui para fortalecer laços entre pessoas que se gostam. Uma opção para deixar mais divertido ainda é convidar alguns amigos da escola.

Felicidade: sim, cozinhar (e comer!) pode e deve ser um momento alegre e prazeroso! Criança, como todo ser humano, busca prazer em tudo o que faz e porque não se divertir cozinhando?!

Cozinhar com as crianças pode envolver mais atividades do que o preparo da receita em si. Dependendo da idade, é possível envolver a criança em todas as fases da “brincadeira”, ou seja, em todos os passos necessários para o preparo e consumo da preparação.

Então vamos cozinhar!
  • Escolher a receita;
  • Fazer a lista de compras;
  • Comprar os ingredientes e/ou utensílios necessários;
  • Pré-preparar (separar os ingredientes e os utensílios, lavar, higienizar, cortar, untar…)
  • Preparar (misturar, cozinhar, etc.)
  • Montar a mesa
  • E, por fim, o momento mais esperado: degustar a receita preparada com as próprias mãos!

E nem importa se a receita vai “dar certo”, pois com tudo isso a diversão está garantida! Mas é fundamental que esse processo seja feito com leveza, sem pressão, sem “regras demais” e recheado de conversas e muita risada.

E para levar as crianças pra cozinhar, não é preciso uma receita especial, na verdade quanto mais simples e caseira, melhor! O importante é que a receita utilize as habilidades que a criança tiver, de acordo com sua fase de desenvolvimento. Claro que, se for uma receita passada de geração para geração, acompanhada de histórias de família, com certeza a “brincadeira” vai ser ainda melhor! Mas se faltarem ideias, na internet é possível encontrar diversos sites com receitas para preparar com as crianças, como as disponíveis no site da nutricionista Maria Luiza Petty. Também é possível comprar o seu livro cujo nome é bastante apropriado: Lugar de Criança é na Cozinha! Confira uma receita do livro:

Salada de frutas dentro da fruta

Ingredientes:

  • Manga: 1 unidade pequena
    Ameixa preta: 2 unidades
  • Kiwi: 2 unidades
  • Maçã: 1 unidade
  • Goiaba: 1 unidade
  • Laranja: 6 unidades

Modo de preparo:

Peça para um adulto fazer um corte no fundo da laranja para que ela pare em pé; Pique muito bem todas as frutas; Com a ajuda de um adulto, esprema as laranjas e reserve as cascas; Acrescente o suco de laranja às frutas picadas e misture bem; Coloque um pouco mais da metade do suco de laranja na salada de frutas e misture bem (se colocar todo o suco, as “tigelinhas” feitas com as cascas transbordarão); Encha as metades das laranjas com a salada de frutas e sirva.

Se você é mãe ou pai, mas não tem habilidades culinárias, saiba que nunca é tarde para aprender. E isso pode ser feito juntamente com as crianças, ou seja, a família aprende junta. Para isso, converse com pessoas que sabem cozinhar, peça receitas a familiares e amigos, leia livros, consulte a internet e, se necessário, faça cursos e… comece a cozinhar e leve as crianças pra cozinha!

Dúvidas ou sugestões? Escreva para nós: neusa@nbnutricao.com.br e bianca@nbnutricao.com.br. Até o próximo encontro!


Aproveite para ler: 11 Idéias para fazer nas férias com as crianças


Cadastre abaixo o seu e-mail e receba os destaques do nCiclos

Neusa Moura & Bianca Iuliano
Neusa Moura & Bianca Iuliano
Nutricionistas, formadas na USP, sócias e diretoras da NB Nutrição e Bem-estar, consultoria especializada em programas e atividades de educação alimentar para empresas e escolas. “Pretendemos criar experiências e despertar a consciências das pessoas para a construção de uma boa relação com a comida, resgatando o valor da comida e do comer como fonte de prazer e saúde, em seu aspecto amplo: bem-estar físico, mental e social.” Saiba mais sobre Neusa e Bianca
0