Medicina de Estilo de Vida: Um novo olhar sob a saúde

Rejeição, esperança. amor
A rejeição assusta, dói muito, mas sempre passa…
16 de agosto de 2018
Gestão de Pessoas: passivo ou ativo nas Organizações?
23 de agosto de 2018
Mostrar todos

Medicina de Estilo de Vida: Um novo olhar sob a saúde

A medicina de estilo de vida é um novo movimento na medicina que visa à prevenção e até tratamento de doenças crônicas não transmissíveis através de mudanças no estilo de vida. Este movimento surgiu, pois 70-75% das doenças são caudas por hábitos não saudáveis. Estas mudanças incluem hábitos alimentares, falta de prática de atividade física, desequilíbrio emocional entre outros.

As principais doenças causadas por maus hábitos são as doenças crônicas não transmissíveis: doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias (asma, bronquite, Doenças Pulmonar Obstrutivas Crônica – DPOC etc), doenças metabólicas (obesidade, diabetes, hiper e hipotireoidismo, dislipidemia, etc), entre outras.

Este novo olhar da medicina propõe que através de hábitos saudáveis é possível prevenir e em alguns casos, até tratar doenças. Baseado em quatro pilares: a busca de uma alimentação saudável, sono de qualidade, controle do stress com técnicas de meditação e atividade física moderada com recomendação de 150 minutos semanais.

É preciso começar de algum ponto!

Estes hábitos podem ser inclusos na rotina a partir de agora! O primeiro passo é realizar pequenas mudanças. Comece a beber mais água diariamente, ingerir mais frutas, comer menos fritura, praticar pelo menos 30 minutos de atividade física 3X por semana. Devemos começar pela área que estamos mais confiantes. Por exemplo, sinto que consigo hoje melhorar minha alimentação, mas ainda não estou pronta para começar a praticar atividade física. A nossa autoconfiança é chave no processo. Comece comendo menos comida industrializadas, optando por comidas frescas. Reduza a ingestão de alimentos com muita gordura ou que sejam fritos. Beba mais água ao longo do dia. Caminhe com seu cachorro ou suba e desça escada invés de pegar elevador.

Interdisciplinaridade de profissionais

Além disso, a abordagem da medicina de estilo de vida inclui a cooperação entre profissionais de saúde. Você pode procurar um psicólogo se estiver muito ansioso ou triste. Para melhorar a alimentação, pode contar com nutricionistas. Para auxiliar no plano de atividade física, temos os educadores físicos. E é sempre interessante ter um médico de confiança que possa orientar e acompanhar estas mudanças. A interdisciplinaridade de profissionais de saúde enriquece o processo e garantem um acompanhamento holístico.


Aproveite para ler: Mudança de comportamento: como medir os resultados?


Cadastre abaixo o seu e-mail e receba os destaques do nCiclos

Sharon Sarah Sachs Feder

Psicóloga formada pela Brown University (EUA) e Coach de Saúde e Bem-Estar. Sócia e diretora administrativa da Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar.

“Transformar a realidade que atuamos para incluirmos novos modelos de gestão de saúde que sejam mais eficientes, empáticos, mensuráveis e personalizados. ”

Saiba mais sobre Sharon

Sharon Sarah Sachs Feder
Sharon Sarah Sachs Feder
Psicóloga formada pela Brown University (EUA) e Coach de Saúde e Bem-Estar. Sócia e diretora administrativa da Carevolution Consultoria em Saúde e Bem-Estar. “Transformar a realidade que atuamos para incluirmos novos modelos de gestão de saúde que sejam mais eficientes, empáticos, mensuráveis e personalizados. ” Saiba mais sobre Sharon
0